barra

A adenoide – crescimento da tonsila faríngea – é um quadro muito comum na criança em período pré-escolar.  Está localizada na região onde acaba o nariz e começa a garganta (a nasofaringe).

O que causa a suspeita?

Geralmente a suspeita acontece na criança com dificuldade de respirar pelo nariz e que, como consequência, respira predominantemente pela boca.Adenoide

Quais as consequências a curto prazo?

O aumento da adenoide está relacionado a infecções como a otite e a rinossinusite. Algumas crianças apresentam a voz chamada hiponasal, muito parecida com a voz de alguém gripado.

Muitas dessas crianças apresentam alteração do sono, manifestado por roncos, às vezes associados à parada respiratória por alguns segundos (a apneia), sono agitado, babação noturna, sendo esse sono não reparador. A criança pode ficar mais cansada, o que interfere em atividades escolares e esportivas, inclusive na atenção em sala de aula. Algumas demonstram maior cansaço ao praticar alguma atividade esportiva.  Além disso, podem apresentar alterações comportamentais como irritabilidade e até mesmo agressividade. Outra situação possível é a enurese noturna, que é o “xixi na cama”.

Algumas crianças apresentam dificuldade na alimentação e, nessa situação, é comum a preferência por “sopinha” (líquido) do que “carninha” (alimentos que a criança tem que mastigar mais). Pode-se notar uma interrupção da mastigação para respirar, ou crianças que comem muito mais rápido ou mais devagar.

Em alguns casos, ocorre diminuição do tônus da musculatura ao redor da boca, o que dá a aparência de criança cansada.

Quais as consequências a longo prazo?

Com o tempo, a mordida pode ficar comprometida, resultando inclusive no crescimento da face e decorrente necessidade de reabilitação.

Crianças que apresentam apneia do sono podem desenvolver doenças cardíacas. Além disso, seu crescimento e ganho de peso podem ser afetados. Como se faz o diagnóstico?

Existem duas formas. Uma delas é por radiografia, exame rápido, mas que leva radiação e cujo resultado não é tão preciso.

O outro é a fibronasolaringoscopia, exame realizado no consultório do médico otorrinolaringologista, que consiste no uso de uma fibra óptica flexível que é colocada pela narina e possibilidade à visualização direta da região da adenoide.  Esse exame é bem mais preciso, porém que pode gerar algum desconforto.

O que mais deve ser avaliado em crianças com adenoide?

Presença de conchas nasais aumentadas, septo nasal com desvio e aumento de volume das amígdalas, otite e alteração da audição, e a síndrome da apneia do sono.

 

Se você observa um ou mais desses achados em seu filho, procure um profissional para obter mais esclarecimentos.

Doutor Gustavo Korn