Como cuidar dos cabelos no inverno? | Mamis na Madrugada

Hey Mamis! Este é o último post sobre os cuidados no inverno, e desta vez o assunto é cabelos! Há quem diga que os cuidados com os cabelos são mais difíceis no verão, outros dizem que é no inverno. Por isso, resolvi escrever sobre quais cuidados devemos ter com os fios no inverno, quando os cabelos tendem a ressecar, perdem o viço, ficam mais sensíveis e são agredidos pela baixa umidade do ar!

A mais básica de todas, todas nós sabemos, é evitar tomar banho muito quente (o que adoramos fazer no frio!), porque a água quente pode prejudicar os fios, já que a alta temperatura remove em excesso a oleosidade natur05al do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios. Com a falta deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas.

No banho, use agua morna, além de shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo. Não esqueça de hidratá-los também, pelo menos uma vez por semana. imagem2

A ideia que temos de que os fios são danificados pelo secador está enraizada em nossa mente, né? Mas sabiam que sair com os cabelos molhados no frio é pior ainda?! E outra, existem diversos protetores térmicos hoje em dia que protegem os cabelos do calor do secador!

imagem3

Evite usar chapéus, gorros e tocas, que abafam o couro cabeludo por muito tempo, pois estimulam o aumento das glândulas sebáceas do couro cabeludo, aumentando a oleosidade e favorecendo o aparecimento de bactérias, fungos e até caspa. Também não o é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Cabelos mais danificados por químicas – alisamentos ou coloração – devem intensificar o uso de máscaras de tratamento no frio, hidratando-os mais vezes na semana.

Cabelo ondulados e cacheados podem e devem usar modeladores de cachos para não ficar com aquela aparência arrepiada, ou com volume absurdo.

Cabelos longos devem ter cuidados especiais com as pontas – aposte em um destes óleos tão falados hoje em dia, principalmente os de argan, ou uma emulsão finalizadora, todos estes são ótimos para hidratar as pontas e prevenir pontas duplas.

imagem4

E em dias de chuva?! Os dias de chuva tem o poder de arrepiar nossos cabelos, porque a umidade entra em contato com os fios, carregados de hidrogênio, e causam uma ligação química natural que altera a estrutura dos cabelos e os deixam arrepiados. As cutículas se abrem e eles voltam ao “normal”, sem efeito da chapinha ou escova!

Compartilhe