Dica de Receita: Frango xadrez (com shoyu e sem derivados de leite)! | Mamis na Madrugada

Oi Mamis!  Aqui em casa somos Kasher (para quem não sabe, a Kashrut é uma das leis judaicas, em que quem a segue deve comer apenas carnes e frangos abatidos da maneira correta segundo a religião, e não misturar carne ou frango com derivado de leites animais, entre outras regras), o que dá uma amarrada na quantidade de opções que tenho para cozinhar. Imagino que seja assim também para as famílias que possuem intolerantes a lactose ou com alergia à proteína do leite, não é? Pois, pensando nisso, resolvi dividir com vocês uma receitinha que não leva leite e é muito gostosa!

Foi depois que eu casei e tive que começar a pensar mesmo “no que vamos jantar hoje” que eu me vi procurando opções para o leite na cozinha, como as bebidas à base de soja (grande aliada!), amido de milho, etc!. Um dos nossos pratos preferidos é o frango xadrez – fácil de fazer e bem gostoso. Anota aí a receita!

 

Ingredientes:

– 500g de frango cortado em cubos

– 1 saco de legumes congelados ou mix de legumes frescos

–  1 cebola picada

– Óleo

– Shoyu (derivado da soja)

– Água

– 1 colher de sopa de amido de milho

– Amendoim (opcional)

 

Modo de preparo:

O primeiro passo é cozinhar os legumes no vapor (amo aquele utensílio que você coloca na panela com um dedo de água, o legume nele, e tampa. Pronto, cozinhando no vapor – foto abaixo!). Em outra panela, vá dourando a cebola num fio de óleo, e em seguida, junte o frango. Dore-o por fora e acrescente água até cobrir o frango, e deixe-o cozinhar uns 5 minutos. Junte os legumes já cozidos e o shoyu. Depois que o líquido ferver, adicione meio copo de água misturado com amido de milho, aos poucos, para dar uma engrossada.

Pronto! Super fácil, né? Eu costumo servir com arroz e batata palha! E para quem gosta, pode colocar um pouco de amendoim ou soja assada por cima do frango.

Dica para as mamis com alguém na família com intolerância a lactose ou com alergia à proteína do leite: a bebida à base de soja é uma ótima substituta do leite por conter uma proteína de qualidade tão boa quanto à do leite e porque há algumas marcas do mercado que adicionam o mesmo teor de cálcio que o leite de vaca, além de outras vitaminas, como A, B2, B6, B12, C, D, E e ácido fólico. Ela também é livre de colesterol, por ser de origem vegetal,e indicada para todas as faixas etárias.

Se gostarem do post e quiserem outras receitinhas sem lactose, contem pra gente!

Compartilhe