7 dicas Contra Cáries | Mamis na Madrugada

Acredito que todos nós sonhamos com crianças lindas e sorrisos perfeitos! E acreditem: isso depende mais dos pais do que de qualquer outra pessoa.

Elegemos 7 dicas fundamentais para oferecermos às crianças Uma Vida Sem Cárie:

1) Faça o seu Pré-natal odontológico. É importante a mamãe procurar um profissional ainda quando estiver grávida, para poder cuidar da sua própria saúde bucal e, em consequência, do seu bebê.

2) Assim que nascerem os primeiros dentinhos (por volta dos 6 meses), é importante já levar para a primeira consulta ao Odontopediatra e iniciar a escovação dos dentes.

3) Para iniciar a escovação, escolha uma escova para bebês. Cuidado: NÃO é dedeira!  É escova! Deverá ter cabeça pequena e cerdas retas.

4) Se os dentinhos forem juntinhos, já utilize o fio dental! O fio dental é indicado para higienizar o espaço entre os dentes, onde a escova não alcança. Não há idade para isso, mas sim, necessidade: dentes juntos.

5) Deixe a cabeça sempre apoiada (trocador,  cama…). Evite segurar o rosto das crianças, geralmente as machucamos. E, afaste lábios e bochechas por dentro da boca.

6) Crie rotina e horários determinados. Indicamos após as refeições e antes de dormir. Mas, adapte a sua realidade. No entanto, não fuja da rotina, assim as crianças choram e reclamam menos.

7) NÃO deixe seu filho escovar os dentes sozinhos! Pelo menos, UMA escovação do dia (bem caprichada) deverá ser feita pelo adulto responsável. Isso porque, a coordenação motora deles não está determinada, então, por melhor que eles façam a tarefa, está longe de conseguirem manter as bactérias longe dos dentes adequadamente.

Boa sorte nessa tarefa. Ofereça aos seus filhos o melhor: saúde!

 

Beijinhos sem cáries,

Thelma Parada  | Odontopediatra

Instagram @dentistadecrianca

 

Compartilhe