Boas maneiras e bom comportamento | Mamis na Madrugada

Boas maneiras e bom comportamento desde cedo ajudam no sucesso das relações futuras,  devem ser passados de geração para geração e importante que sejam cultivados desde muito cedo, no contexto familiar.  

Ensinar regras às crianças e adolescentes como respeito ao próximo, bom senso e bons modos é prepará-las para que convivam de forma saudável e adequada com todos os que fazem parte do seu dia-a-dia. Uma pessoa educada se torna mais agradável a convivência. As regras existem para facilitar a nossa vida e não para complicar.  

Vale destacar que cada criança tem o seu tempo e a idade é o que vai determinar quando ensinar gradativamente certas regras de etiqueta, mas ideal que os pais mostrem como se faz, estimulando diariamente os bons hábitos. Inicialmente não são regras e sim, condutas básicas para serem usadas em qualquer situação.  

As crianças e jovens aprendem o que enxergam, escutam, o que vivem. Muitas vezes mais pelo exemplo do que pelas palavras. Mais facilmente a criança dirá as palavras mágicas, como obrigado ou por favor, se as ouvir de forma constante dos seus pais.  

O exemplo dos pais e de outras pessoas importantes na vida da criança é básico no desenvolvimento da mesma. A mesa, por exemplo, é um bom lugar para começar e passar este conhecimento aos pequenos, os ajudarão a sentirem-se confiantes, seja quando estão comendo com os amigos no lanche da escola, ou em um restaurante com a família. 

Algumas dicas de como podemos ensinar boas maneiras à mesa: 

  1. Lavar as mãos antes de se sentar à mesa.
  2. Mastigar de boca fechada.
  3. Não falar com a boca cheia.
  4. Não arrotar. Se isso acontecer, peça desculpas.
  5. Dizer “obrigado(a)” quando for servido algo.
  6. Não deitar na mesa para pegar algo, pedir educadamente dizendo”por favor”.  
  7. Não usar facas para colocar comida na boca, apenas garfos ou colheres.
  8. Manter os cotovelos fora da mesa.
  9. Não criticar a comida enquanto come, ou reclamar de nada.
  10. Quando comer na casa de uma pessoa diferente, agradecer o convite.

Bons modos ensinados desde cedo são habilidades importantes para serem levadas por toda a vida. Criança educada, além de ser mais segura, encanta a todos. 

 Mariana Bueno | Consultora e facilitadora em Imagem e comportamento na Persona Imagem & Comportamento

E-mail: mariana@personaimagem.com.br 

Compartilhe