5 dicas de ambiente para desenvolver a criatividade nas crianças | Mamis na Madrugada

A melhor maneira de desenvolver a criatividade nas crianças é deixa-las explorar o mundo. O que vai exigir dos adultos dar um passo atrás e principalmente escutar o que elas têm a dizer.

 

1. Dê exemplos com a finalidade de disseminar ideias:

Uma folha em branco pode ser algo intimidador. É válido mostrar exemplos do que a criança pode desenhar ou construir com aquele papel. O importante é incentivar que a escolha final da atividade seja da própria criança. O desenho é uma preparação para a escrita, um exercício interessante é deixar as crianças desenharem a percepção delas sobre uma história que foi contada.

2. Incentive a bagunça:

Acreditamos que a imaginação acontece somente na cabeça, mas as mãos são tão importantes quanto. Através delas as crianças vão escolher materiais, objetos ou brinquedos para executar os seus próprios projetos. Todas as vezes que as crianças espalham objetos ou se sujam, novas ideias são criadas.

3. Providencie o maior número de materiais possíveis:

Montar brinquedos com sucata pode ser uma atividade muito mais interessante do que brinquedos caros que brincam sozinhos, fazendo da criança uma mera expectadora. Uma variedade de materiais que vão desde sucatas, materiais para colagem, materiais de diferentes formas, texturas, cores e tamanhos podem ser utilizados para desenvolver habilidades matemáticas e coordenação motora, como movimento de pinça.

4. Enfatize o processo não o produto final:

Enquanto desenvolvemos a criatividade pode ser uma excelente oportunidade de trabalhar processos com as crianças, como enfatizar que as atividades que iniciamos precisam ser terminadas e habilidades como organização e planejamento fazem parte dos processos.

5. Brinque livremente sem intervenções:

Brincadeiras com intervenções de adultos são também importantes porque podemos trabalhar conteúdos de forma estruturada. Mas o brincar, o criar livremente serve para o desenvolvimento de uma criatividade sadia. Em neurociências sabemos que a emoção é fundamental para um processo de aprendizagem significativo. Brincar livremente permite que a criança crie suas próprias experiências e conexão com o mundo.

Cristiane Sousa | Psicopedagoga e Coach

Contatos: cfesousa@gmail.com e (11) 97047-3984

 

Compartilhe