Os benefícios dos Alimentos Orgânicos | Mamis na Madrugada

Muitas vezes acreditamos que por fazer refeições ricas em vitaminas, minerais e fibras estamos garantindo uma vida saudável, mas infelizmente isso pode não ser verdade. A maioria dos vegetais que chegam à nossas mesas podem estar contaminados por agrotóxicos de diferentes tipos. Muitas doenças podem estar relacionadas com o consumo dessas substâncias. Isso porque o organismo não dá conta de metabolizar o excesso do efeito tóxico causado por elementos como os metais tóxicos, que caem na corrente circulatória.

Para vocês entenderem um pouco mais sobre o que são os agrotóxicos…. são substâncias químicas ou biológicas usadas para combater possíveis pragas e doenças que possam causar danos às plantações. Existem três tipos: herbicidas (agem sobre as ervas daninhas), inseticidas (combatem as pragas) e fungicidas (atuam sobre os fungos que causam danos aos tecidos das plantas).

A melhor forma de nos protegermos dos agrotóxicos é consumir produtos orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos ou adubo químicos, respeitando suas particularidades como safra, solo e clima propício para o crescimento.

A escolha por alimentos orgânicos vai muito além da presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. O uso de tais defensivos pode diminuir o valor nutricional dos alimentos, sendo assim, os produtos orgânicos possuem muito mais nutrientes, vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes ao nosso organismo. Ou seja, o ato de consumir esses produtos nos oferece inúmeras vezes mais saúde, mais nutrição e mais prevenção de doenças.

Os produtos orgânicos também tem um sabor excepcional e muito mais realçado do que os cultivados com agrotóxicos. Apesar de custarem um pouco mais, se você estiver disposto a pagar estará fazendo uma ótima opção  pois são muito mais saudáveis já que são cultivados sem o uso de substâncias químicas, e a densidade nutricional dos orgânicos é muito maior. Ou seja, com menor quantidade você terá acesso a muito mais nutrientes e vitaminas.

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

Compartilhe