7 dicas para os filhos ajudarem em casa

-

Que todo mundo gostaria que os filhos fossem organizados e ajudassem nas tarefas de casa não é nenhuma novidade. Mas também, sabemos que fazer os filhos participarem das tarefas não é nada fácil.

Somando a isso, vivemos em um país cuja cultura ainda acredita que as tarefas da casa ficam a cargo da mulher, deixando de lado os demais moradores, principalmente as crianças.

Incluir os filhos nas tarefas de casa desde pequenos pode poupar grandes esforços no futuro e principalmente dar uma grande autonomia e aprendizado em sua própria vida.

Mas, como fazer isso?

Abaixo, listo 7 dicas que podem ajudar vocês nesse processo:

1. Chame as crianças para ajudar em tarefas simples e coisas que elas gostam de fazer. Não comece lhes pedindo coisas que elas já não gostam muito, pois isto poderá gerar uma resistência maior.

2.  Valorize a ajuda delas. Crianças costumam ficar muito felizes quando se sentem úteis e valorizadas.

3. Aumente gradativamente as tarefas das crianças de acordo com a sua idade. No decorrer do desenvolvimento ela se tornará mais independente e adquirirá uma maior autonomia, o que poderá leva-la a assumir mais responsabilidades dentro de sua casa.

4. Seja o exemplo. É muito importante que seu filho veja você também fazendo as atividades. As crianças aprendem muito mais com a forma que nos comportamos e agimos, do que com o que falamos.

5. Procure fazer disso algo natural. Muita gente trata “arrumar a cama” como se fosse um evento extraordinário. Devolver um objeto para o lugar, lavar louça, jogar a roupa suja no cesto não podem ser encarados como grandes eventos. Se você inclui na sua rotina, assim como você escova os dentes, isso passa a ser muito mais simples.

6. Crie rotinas de organização quando seu filho finalizar as atividades. Desde pequenos eles já conseguem ajudar a recolher os brinquedos que foram usados enquanto estavam brincando.

7. Deixe os filhos bagunçarem! Bagunçar faz parte da natureza deles. Não devemos reprimi-los somente porque não queremos nossas casas desorganizadas. O aprendizado para a vida inclui o brincar e o bagunçar, assim como faz parte o ensinar a cuidar e a guardar!

E aí, que tal começarmos a colocar as crianças para ajudar?

Nalini Grinkraut | Criadora do organizar transforma ajuda mães a organizarem suas casas de forma simples, prática e duradoura

Contato: nalini@organizartransforma.com.br

Compartilhe esse texto