Intestino Preso em nossos filhos | Mamis na Madrugada

Olá mamis, assunto que atrapalha muitas crianças, intestino preso, então lá vai….

A obstipação intestinal é definida como a retenção de fezes no intestino além do tempo normal. Frequentemente as fezes ficam secas e endurecidas e a criança precisa fazer muita força para evacuar, muitas vezes causando fissuras no bumbum e muita dor, o que pode fazer com que a criança tenha medo de fazer coco e segurar o máximo possível, agravando ainda mais o problema.

Os bebês amamentados exclusivamente com leite materno podem ficar dias sem evacuar sem estar com obstipação intetsinal. O leite materno é totalmente ajustado a maturidade intestinal e altamente absorvido pelo organismo, portanto isso é normal. Geralmente o problema aparece quando se inicia a introdução alimentar e fórmulas infantis.

Para as crianças que iniciaram papinhas:

– Ofereça água várias vezes por dia. No aleitamento materno exclusivo, as mães não precisam dar água aos bebês e é muito comum esquecer de oferecer quando se inicia a introdução de novos alimentos. Muitas vezes o problema está aí!

– Sempre acrescente uma verdura nas papinhas (ex: couve, acelga, escarola, espinafre). As verduras estimulam o funcionamento intestinal.

– Não bata as papinhas no liquidificador, o recomendado é amassar legumes e frutas com o grafo para não ocorrer perda de fibra e estimular a mastigação.

– Os farelos de cereais, como a aveia são ricos em fibras, mas devem ser utilizados com moderação e sempre junto com líquidos para não piorar o quadro de obstipação.

– Muitas vezes a mãe coloca mais leite em pó do que o recomendado na fórmula, dessa forma há pouca quantidade de água, podendo resultar em prisão de ventre. Coloque a quantidade de leite e água nas proporções certas.

Para as crianças maiores e adolescentes:

– Oferecer água várias vezes por dia.

– Aumente o consumo de verduras e sempre que possível oferecê-las cruas;

– Aumente o consumo de frutas laxativas, como mamão, ameixa, laranja com bagaço, manga e abacate.

– Dê preferência aos alimentos integrais, como pão, cereal, arroz e macarrão.

Se o problema continuar mesmo com as mudanças na alimentação, consulte o pediatra.

E para finalizar uma dica que pode ajudar bastante: Cozinhe 4 ameixas pretas sem caroço em 500ml de água por 10 minutos ou até que fiquem bem molinhas. Passe a água do cozimento da ameixa na peneira amassando as ameixas. Você pode dar essa água junto com sucos, vitaminas (nesse caso bata as ameixas junto) ou com o leite.

Um beijo,

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

Compartilhe