Segurança Alimentar | Mamis na Madrugada

Você sabia que existem vários cuidados que precisam ser tomados na hora de fazer compras? Podemos estar levando pra casa vários produtos que fazem mal à nossa saúde. Para nos ajudar a fazer boas escolhas a Nutricionista Dafna Kann responde a algumas perguntas sobre o tema.

1. O momento da compra é um fator importante quando falamos em segurança alimentar? Por que?

Sim, pois na hora da compra podemos planejar quais alimentos iremos consumir, levando em consideração: a qualidade e a segurança e o benefício que ele pode trazer a saúde. A qualidade e a segurança são conceitos que estão embutidos na marca de produtos que compramos e no local da compra; uma vez que se o local da compra não prioriza a higiene e organização existe uma grande probabilidade do alimento que estamos comprando, independente da marca, oferecer algum risco.

2. Quais são os cuidados gerais que precisamos ter ao comprar carnes, produtos congelados, frutas, hortaliças, ovos, queijos, peixes, etc. Os cuidados são comuns a alguns grupos de alimentos ou são específicos a cada um deles?

As compras devem sempre começar pelos itens que não necessitam de refrigeração, seguindo posteriormente para os hortifrutis, congelados e por último os produtos refrigerados.

Olhar a data de validade e as condições da embalagem são os primeiros passos para identificarmos se o produto está bom para o consumo.

Em relação aos produtos congelados, eles não devem ter sinal de recongelamento, como pequenos cristais de gelo em sua superfície, na embalagem ou no freezer.

As carnes devem ter textura firme e sua cor deve ser marrom levemente escura em sua superfície e um pouco mais vermelha quando a cortamos.

As frutas devem estar firmes e sem sinal de apodrecimento, bolor ou furos, pois estes podem representar a mordida de alguns animais.

Os peixes devem estar com os olhos brilhantes (não podem ser opacos) e com as guelras ainda avermelhadas.

Os ovos não devem estar rachados, ou escuros.

O frango deve ter a textura firme e apresentar cor e odor característicos.

3. Uma informação muito divulgada é que não devemos comprar latas amassadas. Por que? Existe algum outro cuidado com embalagem que devemos ter?

Quando a lata amassa ela pode romper a película interna protetora, podendo levar a camada seguinte de metal a enferrujar, podendo comprometer as caracterícas e segurança do produto.  Devemos sempre olhar se as embalagens não estão furadas ou violadas.

4. Existe algum erro comum no momento da compra que coloca em risco a segurança da nossa saúde?

A ordem de comprar os alimentos no supermercado pode comprometer a segurança dos alimentos (a ordem correta esta descrita na pergunta 1). Um outro erro pode acontecer na organização do carrinho, por exemplo os produtos de limpeza e higiene pessoal devem ficar afastados das comidas, pois podem, caso derramem, contaminar os alimentos. A contaminação cruzada entre alimentos crus e já prontos, ou entre diferentes tipos de alimentos, também pode acontecer caso as embalagens não estejam bem vedadas.

5. Precisamos ter algum tipo de cuidado ao chegar em casa e guardar os alimentos comprados?

Precisamos seguir uma ordem para guardar os produtos, começando sempre pelos produtos de refrigeração (aqueles de geladeira), seguindo pelos congelados, hortifruti e por último os não perecíveis.

Um outro cuidado que devemos ter é na hora de armazenarmos os alimentos novos colocando os mais antigos (com a validade mais próxima de vencer) na frente dos novos, o que evitará que estes estraguem.

6. Você poderia nos dar uma dica/ informação que considera essencial no momento da compra para garantir a segurança alimentar?

Olhar bem as informações contidas no rótulo dos produtos, as datas de validade e principalmente a higiene e organização do local da compra.

Dafna Kann | Nutricionista

Qualinut: 2865-8128

Compartilhe