Saiba mais sobre a Puberdade

-

Oi pessoal! Você que tem convívio com crianças maiores tem alguma ideia do que é a puberdade? Hoje estou aqui para dividir algumas informações básicas!

É essencial que a gente saiba que puberdade não é o mesmo do que adolescência; a puberdade é a parte biológica da adolescência. Ela sofre influências da genética, do ambiente e de cada indivíduo. Na puberdade podemos esperar o estirão do crescimento, o desenvolvimento de órgãos reprodutores e de caracteres sexuais do corpo, mudança na composição do corpo e desenvolvimento de diversos sistemas do organismo.

O estirão é um processo de crescimento em estatura rápido e intenso, que pode durar de 2 a 3 anos. Inicia-se pelos braços e pernas, e depois o tronco cresce. A criança que até então crescia de 4 a 6 centímetros ao ano passa a crescer até 10 cm no caso dos meninos, e de 8 a 9 cm, no caso das meninas. É interessante lembrar que as meninas apresentam estirão antes dos meninos; os meninos acabam tendo mais tempo para crescer, tem estirão maior e a altura final geralmente é maior.

Existem alguns estágios de maturação sexual, que são identificados e classificados através do exame físico de pelos pubianos, mama, testículos e pênis. No sexo feminino, a primeira manifestação costuma ser o aparecimento do broto mamário (em geral aparece de um dos lados primeiro); são observados em momento posterior o crescimento de mamas, aréola e papila mamária. No sexo masculino, o aumento do volume testicular é o primeiro sinal; um testículo pode ser maior do que o outro. O pênis cresce primeiro em comprimento e depois em largura, enquanto os testículos continuam a se desenvolver. Quanto aos pelos, em meninas e meninos, inicialmente são mais finos, menos encaracolados, um pouco mais claros e espalhados; depois se tornam mais grossos, enrolados, escuros e densos.

A primeira menstruação ocorre cerca de dois anos e meio após o início do broto mamário. Quando chega a tal “menarca”, significa que a garota já passou do seu pico de velocidade de crescimento de estatura. Poderá ganhar mais alguns centímetros após isso, mas não com tanta intensidade. Os ciclos menstruais podem ser irregulares até dois anos após a primeira menstruação; é importante que os dados dos ciclos menstruais sejam anotados.

A primeira ejaculação consciente, chamada de espermarca, ocorre por volta dos 13 anos nos meninos. A polução noturna é a saída de esperma durante o sono, isolada ou posterior à ereção. É um processo normal de eliminação de sêmen que está sendo fabricado no corpo e fica acumulado.

Em relação à mudança de composição do corpo, percebemos um pico de massa óssea durante a puberdade, nos dois sexos. Os rapazes acabam desenvolvendo mais massa magra (muscular), com maior proporção de músculos na parte de cima do corpo. As garotas desenvolvem maior depósito de gordura nas mamas e região dos quadris, e isso coincide com a fase da primeira menstruação. Os sistemas cardiológico e respiratório apresentam grande desenvolvimento; o sistema neurológico continua a se desenvolver para muito além da puberdade.

O que pode variar na puberdade?

– A relevância de cada evento (mais massa muscular, menos gordura, mais pelos, etc.), por fatores individuais, familiares e ambientais;

– O início: no sexo masculino entre 9 a 14 anos, no sexo feminino, entre 8 a 13 anos;

– A duração: no sexo masculino de 2 a 5 anos (média de três anos); no sexo feminino de 1,5 a 9 anos (média de quatro anos);

– A sequência dos eventos: pelos podem aparecer primeiro do que crescimento testicular, a primeira menstruação pode variar de época, etc.

Espero que tenha conseguido esclarecer um pouquinho dos eventos da puberdade normal! Um grande abraço e até a próxima!

Bianca Rodrigues de Godoy Lundberg | Médica de Adolescentes. Faz acompanhamento de rotina dos jovens de 10 a 20 anos de idade em consultório na Vila Clementino, zona Sul de São Paulo, há cinco anos.

Mais informações em www.biancalundberg.com

Compartilhe esse texto