7 Dicas – Como escolher o pão integral | Mamis na Madrugada

7 Dicas – Como escolher o pão integral

Bom dia mamis!! Quando vamos ao mercado nos deparamos com uma grande variedade de pães integrais disponíveis no balcão, todos prometem ser integrais, rico em grãos, cheios de fibras, blá, blá, blá….mas até que ponto isso realmente é verdade??

A realidade é que o que está na parte da frente da embalagem é somente para atrair o cliente e fazer com que compre o produto, e infelizmente na grande maioria das vezes não corresponde ao que se encontra dentro do produto. O que realmente importa são os ingredientes e a tabela nutricional, localizados  na parte de trás. Então é super importante ler atentamente os ingredientes.

Algumas dicas:

1. IGNORE O MARKETING que aparece na frente da embalagem e vá diretamente para a lista de ingredientes – normalmente localizada na parte de trás ou no lado do pacote. Olhe para o primeiro ingrediente listado. Lá deve estar escrito: “farinha de trigo integral”.

2. COMECE PELOS INGREDIENTES, lembre-se que os ingredientes estão listados por ordem de quantidade presente. Os primeiros ingredientes listados estarão presentes em maior quantidade. Ou seja, se o primeiro ingrediente for farinha de trigo este não é um pão integral.

3. Muita gente se confunde já que nos ingredientes está escrito “farinha branca industrializada adicionada de ferro e ácido fólico”, e acham que estão consumindo um produto rico em nutrientes, mas nãããooo….a farinha de trigo convencional é muito pobre nutricionalmente e uma das grandes causadoras de obesidades, diabetes, etc. Os termos usados para essa farinha variam: farinha, farinha enriquecida, farinha de trigo, farinha de trigo enriquecida, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

4. Quando se diz que o pão é integral ele deve conter “farinha de trigo integral” nos ingredientes. O que na verdade acontece é que muitos são adicionados de “fibra” ou “farelo de trigo” à farinha de trigo convencional, ou seja, este NÃO É UM PÃO INTEGRAL e sim adicionado de fibras.

5. QUANTO MAIS FIBRA HOUVER EM UMA PORÇÃO DE ALIMENTO, MAIS INTEGRAL ELE É. Exemplo: em determinadas marcas, há o equivalente a 4,8 gramas de fibra em 2 fatias e meia do pão. Já em outras versões integrais, você encontrará 3,4 gramas da mesma substância na mesma porção. Nesse caso a primeira opção é a melhor, apesar de serem ambos considerados integrais.

6. QUANTO MENOS ADITIVO MELHOR, uma dica é procure um que tenha menos ingredientes.

7. PRESTE ATENÇÃO AO TEOR DE AÇÚCAR, a maioria dos pães têm açúcar ou mel e pode ser difícil encontrar um sem açúcar, por isso compare o teor de açúcar na lista de ingredientes de várias marcas até encontrar o menor.

Mesmo que você não encontre no mercado pães 100% integral, as outras opções semi-integrais são melhores no ponto de vista nutricional do que o famoso pão branco, pois possuem fibras, vitaminas e minerais.

É isso mamis, vamos ficar de olho!! Um beijo,

 

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

Compartilhe