Laser e LED nas fissuras de mamilos no pós-parto

-

A amamentação é um período de entrega e carinho da mamãe com o bebê. Além dos inúmeros benefícios do leite materno a aproximação e o afago é a coisa mais rica e gostosa do mundo.

Porém o que muitas mães não esperam são as dores no mamilo e na mama durante a amamentação. Isto ocorre numa grande maioria das vezes por má “pega” do bebê ao abocanhar o mamilo, também pela sensibilização da pele do mamilo, devido ao atrito constante na mamada ou por bactérias ou micoses (ex. “sapinho”). Podem então ocorrer as fissuras nos mamilos, pequenos cortes, que às vezes até sangram, acompanhadas de dores intensas. Algumas mãezinhas desistem de amamentar por causa destes sintomas.

O melhor recurso terapêutico utilizado no momento por fisioterapeutas ou fonoaudiólogos são os tratamentos de fotobioestimulação com leds e laseres de baixa potência. As sessões são rápidas, duram em média 5 min em cada mama e precisam de uma média de 1 a 3 sessões para a cura.

As luzes têm efeito anti-inflamatório, aliviam a dor e fazem a cicatrização das fissuras. É um tratamento indolor e rápido.

Obervações: não há contraindicações, porém é importante avisar seu obtetra

antes de realizar este tratamento.

 

Adriana Cristina Mariano | Fisioterapeuta Dermatofuncional na Clínica Saúde & Pilates Apinajés

Rua Apinajés 203 – Perdizes

Compartilhe esse texto