Brotoejas | Mamis na Madrugada

Quase todos os bebês experimentam em maior ou menor intensidade o aparecimento das famosas brotoejas.

Cercadas de mitos e crendices as brotoejas aparecem mais comumente na face, costas pescoço e coxas elas se caracterizam por diversas bolinhas próximas uma das outras com um fundo avermelhado.

Em dias muito quentes ou quando agasalhamos demais os bebês, as glândulas sudoríparas produzem uma maior quantidade de suor com a intenção de reduzir a temperatura do corpo, porém nos pequenos estas glândulas ainda não tem uma abertura apropriada para a saída de suor, ela ainda esta  em desenvolvimento e ainda é muito pequena, o suor não consegue sair e o resultado é a formação das bolinhas avermelhadas que podem ser incomodas quando coçam.

Sendo assim as brotoejas nada mais são que um evento normal do desenvolvimento e amadurecimento da pele dos bebês, para evitar o aparecimento exacerbado devemos vestir os bebês com roupas leves no calor, evitar banhos quentes, ventilar bem a casa nos dias de verão.

Caso elas ocorram (o que é praticamente inevitável em certo grau), devemos refrescar o bebe, com banhos ou compressas com água mais fresca, deixar o corpo secar naturalmente, colocar roupas largas e de algodão, refrescar o ambiente e se necessário recorrer ao uso de pomadas calmantes.

Dra. Leticia Guedes  |Dermatologia e Estética – Clinica e Cirúrgica

Compartilhe