Constipação | Mamis na Madrugada

Aposto que ninguém aqui quer saber como funciona o meu intestino, mas, como muitas mulheres, eu sofria muuuuito com intestino preso. Eu fui em um gastro que resolveu meu problema e queria compartilhar com vocês as dicas que ele me deu.

Antes de mais nada, é muito comum que as mulheres sofram com constipação porque o ciclo hormonal feminino interfere muito. Depois que ovulamos, a progesterona começa a aumentar com a função de “segurar um eventual bebe no útero”, só que acaba “segurando” o intestino também. Então é normal que as mulheres tenham fases com o intestino mais preso.

O problema é quando isso extrapola um pouco e acaba trazendo muitos desconfortos. Como a tendência é o do organismo ficar cada vez mais lento, precisamos tomar cuidado para manter o intestino ativo.

O que o meu gastro disse foi o seguinte: Para o intestino funcionar, ele precisa de 3 coisas: LÍQUIDO, FIBRA E ÓLEO MINERAL. Não adianta só 1 ou 2 desses itens. Precisa dos 3.

Líquido: não precisa ser apenas água. Sucos ou quase outro tipo de líquido vale. O importante é aumentar a quantidade.

Fibra: Legumes, vegetais, grãos, frutas, cereais. Tudo isso vale como fibra.

Óleo mineral: O famoso Nujol pode ser usado ou substituído por azeite (o suficiente para que apareça no fundo do prato).

Além disso, ele também recomenda abdominais e criar o hábito de ir ao banheiro sempre no mesmo horário, mesmo que sem vontade para ir estimulando o corpo.

Lembrando que não sou médica, hein? São apenas dicas que meu gastro passou, mas existem casos mais sérios que precisam de remédios, então é sempre bom que estejam acompanhadas de algum profissional da área!

Compartilhe