Chupeta e sucção digital (o famoso “chupar o dedo”)

-

A sucção é um reflexo que ocorre no estágio oral do desenvolvimento e desaparece durante o crescimento normal entre um e três anos e meio de idade. É a primeira atividade muscular coordenada que os bebês têm.

A sucção da chupeta é um dos hábitos bucais sem fins nutritivos mais frequentes, apresentando maior prevalência nos primeiros anos de vida e reduzindo com a idade. A sucção, além de satisfazer a necessidade nutritiva, proporciona à criança uma sensação de segurança, prazer e satisfação.

Até os dois anos de idade, os hábitos de sucção podem fazer parte da vida da criança, pois elas estarão na fase oral de desenvolvimento. Após esta idade, os hábitos deletérios devem começar a ser removidos. O hábito de sucção da chupeta é prejudicial quando permanece além do final do segundo ano de vida, porque pode causar alterações nos dentes e nos maxilares da criança e por isso,é essencial a disciplina de seu uso. A chupeta ortodôntica é preferível, porque possui uma forma semelhante ao seio materno.

O mais complicado é com a sucção do dedo, porque é um hábito poderoso causador da má-oclusão, já que é um hábito mais difícil de controlar (o dedinho está toda hora por lá) e mais difícil de remover.

A gravidade e tipo da má-oclusão que pode surgir com esses hábitos vai sempre depender da intensidade, da frequência e da duração dele. Quando o dedo está sendo sugado, ocorrem várias alterações ao redor dos dentes, favorecendo o desequilíbrio da oclusão, podendo ocasionar a mordida aberta anterior, que é quando os dentes da frente (os de cima e os de baixo) não se encostam. A remoção do hábito deve se dar no máximo até os três anos de idade.

Quando o bebê suga o dedo nos primeiros meses de vida, deverá ser tentada a introdução da chupeta ortodôntica, possibilitando a troca do dedo por esta. Mesmo que a chupeta também terá que ser removida logo, é mais fácil do que tirar o hábito de sucção do dedo.

Ao término da mamada, ainda no colo, a chupeta deverá ser introduzida lentamente, colocando-se o bico em contato com os lábios da criança para que seja umedecido e, com toques leves, estimular o reflexo de sucção.

É importante tomar cuidado para não tampar as vias aéreas do bebê com a chupeta!!

A chupeta deverá ser puxada um pouco para trás de 8 a 10 vezes, estimulando o trabalho muscular. O bebê satisfeito deixará a chupeta e dormirá de boca fechada.

O Ortodontista pode ajudar neste trabalho orientando os pais a eliminar o hábito e ajudando com uma série de aparelhinhos que existem para interromper o hábito e melhorar a posição dos incisivos.

 

Michelle Sendyk | Especialista, Mestre e Doutoranda em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da USP

 

Compartilhe esse texto