7 dicas – Organização da casa | Mamis na Madrugada

Aqui estão 07 passos para começar a organizar melhor sua casa ainda hoje!

1. Planejamento – Faça uma lista com as prioridades. Comece com o ambiente que mais necessita de organização. Se for fazer por partes, defina por onde começar.

2. Definição – Cada item em seu lugar! É impossível organizar sem definir um “local fixo” para os objetos. Pense no acesso que você vai ter para cada item e frequência de utilização.

3. Desapego – Vivemos dando desculpas para continuar com coisas que não fazem sentido: “Foi uma pechincha!” “Ah! Mas uma vez eu usei!” “Ganhei! É chato dar, né?”. Lembre-se: bagunça e se você não usa e não quer ter, por que guardar? Desapegue! Além de liberar espaço na sua vida, ainda pode ajudar alguém!

4. Setorização – Semelhantes juntos! Definido o local, coloque todos os itens juntos no mesmo ambiente, sempre que possível. O importante é não espalhar objetos com a mesma função ou semelhantes em diferentes ambientes, pois fica muito mais difícil localizar depois.

5. Informação – Definido o local? Se você não mora sozinha, então as informações precisam ser compartilhadas ou informadas para que todos saibam onde ficará cada item. Colar etiquetas, plaquinhas ou colocar em organizadores, ajuda a identificar o local definido

6. Manutenção – Pegou? Usou? Guarde! Seja o exemplo! Guardar os itens usados assim que possível evita acumular a bagunça que levará mais tempo para ser eliminada. Uma forma de começar esse processo em casa, é fazer “montinhos” com a bagunça de cada um, principalmente em ambientes como a sala e pedir para que os itens sejam guardados. A organização da casa é uma tarefa de todos.

7. Minimalizar – Ser minimalista não é “não ter luxo. Pegar uma mochila e viajar pelo mundo”, mas sim, ter o que você precisa. Ser minimalista faz com que tenhamos mais dinheiro, mais espaço e mais tempo útil. E ter o que realmente nos faz feliz. Esta é a tarefa mais difícil, mas mais libertadora, quando conseguimos ver que usamos e precisamos de muito menos do que temos!

 

Angela Nunes | Life e Professional Coaching – Consultora de Organização – Palestrante e sócia-proprietária da ANGE Professional Organizer

Compartilhe