7 dicas – Como evitar Infecções de vias aéras superiores

-

Em São Paulo, na época de outono e inverno, costumamos passar por longos períodos de tempo seco e frio. Esse tipo de clima proporciona a propagação de bactérias e principalmente de vírus respiratórios. Além disso, a falta de chuvas característica dessa época do ano, principalmente associada aos poluentes das grandes cidades, faz com que as partículas de poeira e poluição fiquem concentradas no ar, prejudicando ainda mais as vias aéreas de adultos, crianças e idosos. Causando grandes malefícios a saúde do paciente e também gerando uma grande quantidade de faltas à escola e ao trabalho.

Dito isto, existem algumas regras que todos deveríamos seguir a fim de evitar a contaminação e também a transmissão de doenças respiratórias:

1. Mantenha o ambiente de casa limpo e organizado, assim como o local de trabalho. Evite uso de carpetes, tapetes, cobertores de pelo, bichos de pelúcia, cortinas.

2. Lembre-se de lavar as suas mãos e de seus filhos sempre quando chegar em casa, antes das refeições ou se estiverem com alguma sujidade visível. Vale a pena usar o álcool 70% apenas quando as mão estiverem visivelmente limpas.

3. Evite realizar atividades físicas, principalmente a céu aberto, no período em que o tempo estiver mais seco e poluído, evitando a sobrecarga das vias respiratórias.

4. É de extrema importância o uso frequente de soluções salinas nasais (cloreto de sódio 0,9%). Com isso é possível uma limpeza das mucosas nasais mais efetivas, além de ajudar os microcilios presentes na mucosa a impulsionar a secreção.

5. A umidificação dos ambientes de faz necessária na época de maior seca, porém deve-se evitar o abuso do aparelho para que não “chova em casa”. A umidificação excessiva cria um ambiente propício para desenvolvimento de fungos e ácaros.

6. Evite o contato com pessoas que apresentem sinais de gripe e se estiver com os sintomas, o ideal seria usar máscara cirúrgica para evitar a propagação da doença. Deixe para beijar seus entes queridos quando estiver bem.

7. Repouse corretamente, se alimente adequadamente e beba bastante água. Creio que se seguir estas regras, a chance de ser acometido por um quadro gripal diminui bastante e em caso de sintomas, procure o seu médico o mais breve possível.

E para finalizar, não esqueça que esta época do ano, contamos com a vacina anti influenza, sendo que no posto de saúde está disponível a trivalente e no particular, a tetravalente.

Ela deve ser aplicada em pacientes entre 6 meses e 6 anos incompletos, adultos maiores que 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, profissionais da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas.

Dr. Yuri Sister |CRM 122032
Cel.: (11) 99697-5827

 

Compartilhe esse texto