7 DICAS – Orientação sobre sarampo | Mamis na Madrugada

Seguindo as novas orientações da Secretaria de Saúde, recomendamos o seguinte aos nossos pacientes e familiares:

1. Bebês de 0-6 meses: Nao podem tomar a vacina. Então é importante que todos (pais, irmão, avós, funcionários…) no entorno estejam imunizados. Mães que estão amamentando podem tomar a vacina. Lembrar que os anticorpos maternos ajudam também na proteção!

2. Bebês de 6-11 meses: pela nova recomendação (que saiu em 25/07/19) deverão receber agora uma dose da vacina Tríplice Viral-SCR (que inclui sarampo). Essa é uma dose extra, é há necessidade de manter as 2 doses após 1 ano de idade, conforme preconizado no calendário vacinal.

3. Crianças acima de 1 ano: quem tem a vacinação completa (2 doses depois de 1 ano, com intervalo mínimo de 3 meses entre elas), *POR ENQUANTO* , só receberá uma dose extra de bloqueio se houver exposição “significativa”, ou seja, se a vigilância epidemiológica entrar em contato com vocês. Nesse caso, podem dar a dose extra (bloqueio).

4. Adulto: para saber se está imunizado é necessário verificar sua vacinação –  2 doses acima de um ano de idade, idealmente com intervalo mínimo de 3 meses entre elas – ou colher sorologia para sarampo ou tomar a vacina tríplice viral-SCR. Vale lembrar que apenas desde 2000 é recomendando tomar 2 doses de vacina de sarampo acima de 1 ano de idade. Orientamos que em caso de dúvida, tomem uma nova dose da vacina.

5. Não há contra indicação em tomar mais doses da vacina (SCR ou tetra viral), exceto quem se encaixa no item 6.

6. As contra indicações para receber a vacina são: menores de 6 meses, gestantes, imunodeficientes e quem recebeu uma dose há menos de 1 mês.

7. Vacina de Febre Amarela: Para quem recebeu vacina de Febre amarela há menos de 1 mês, esperar completar 1 mês para tomar a SCR. Porém, em caso de necessidade de bloqueio pode tomar a SCR com menos de 1 mês de intervalo da Febre Amarela (e depois terá que revacinar para febre amarela mais para frente)

Conviva Pediatria

 

Compartilhe