Atendimento Odontopediátrico gera traumas? | Mamis na Madrugada

Não é raro nos depararmos com mães e pais preocupados com o atendimento de seus filhos pelo cirurgião dentista. Algumas dúvidas surgem na mente: Será que sentirá dor? Será que ficará traumatizado?

É importante lembrarmos que o Odontopediatra é um profissional preparado para receber os pequenos com compreensão, amor e todo o tato necessário para que a criança se sinta segura e acolhida em sua primeira consulta. As reações numa primeira consulta geralmente são relacionadas à curiosidade, ansiedade, medo do desconhecido. Cabe ao profissional apresentar cada item do consultório odontológico de forma lúdica fazendo com que a criança se sinta à vontade e vá sendo conquistada aos poucos pelo profissional.

Um dos lemas no atendimento odontopediátrico é nunca faltar com a verdade diante de uma pergunta de uma criança. Por exemplo: “Tia, vai doer?” Caso o profissional saiba que pode haver algum desconforto no procedimento, deve responder: “Pode ser que você sinta um incômodo ou uma pressãozinha…” Mas nunca negar a possibilidade de que a criança sinta algo, pois se isto acontecer, perderá a confiança da criança.

O profissional também não deve usar a palavra “DOR”, pois em suas consultas talvez nunca haja a associação entre tratamento odontológico e dor. Também não devemos mostrar instrumentais que possam trazer o medo ou receio à criança, como “fórceps” (aqueles alicates usados para cirurgia ou mesmo agulhas que sejam utilizadas para anestesia.

Brinquedos educativos, bichinhos e macromodelos, escovas grandes, espelhos diversos e brindes para que a criança seja premiada ao final da consulta são sempre imprescindíveis.

Vale a pena lembrar que os bebês até três anos de idade muitas vezes vão reagir com o choro frente ao mais simples procedimento, como um exame clínico, por exemplo. É algo que deve ser relatado aos pais logo de início e encarado de forma natural. Geralmente ao final da consulta os bebês já estão distraídos, brincando e vão embora felizes e não traumatizados.

Enfim, quando um bebê ou uma criança é tratada com amor e acolhimento, o resultado será sempre positivo e estaremos educando um paciente que terá comprometimento e prazer ao cuidar de sua saúde bucal.

Dra Lecy Schwantes | Odontopediatra, mãe da Manuela e do Artur. Atende na Odontoprime Clinicia Odontologica

Tels: (11) 5333-0018 / (11) 98756-0900

Compartilhe