Porque esterelizar mamadeiras? | Mamis na Madrugada

Hoje é dia de falar sobre a esterelização de mamadeiras: porque, como, com que frequencia e até quando?! Vamos lá?

Porque esterelizar: Porque só com água e sabão não conseguimos limpar totalmente a mamadeira, mesmo com água quente não conseguimos tirar todas as bactérias. O plástico é um material poroso e adere mais à gordura e aos resíduos alimentares. Como o leite é um material orgânico e pode se tornar um ótimo veículo de cultura de bactérias, a esterilização evita que esses germes cheguem ao organismo do bebê.

Como esterelizar:  A esterilização é feita através do aquecimento da mamadeira. O calor em tempo suficiente e a uma temperatura adequada consegue destruir quase todos os germes que estiveram em contato com a mamadeira. Pode ser no fogão (em uma panela com água fervendo por 5 minutos), ou no microondas (em um aparelho específico para esterelização). Hoje em dia tem até mamadeiras auto esterelizantes – mas isso é assunto pra outro post.

Com que frequencia: depois de cada uso. Você pode lavar a mamadeira logo em seguida do uso, e juntar algumas para esterelizar junto depois.

Até quando: essa é a pergunta mais difícil. Pessoas dizem até os 9 meses, outras até um ano.  A melhor resposta é: pergunte ao seu pediatra. Por aqui, estamos com 10 meses e eu ainda esterelizo. Não custa nada e evita possíveis contaminações.

Compartilhe