7 dicas para prevenir as tão temidas estrias durante a gestação! | Mamis na Madrugada

As estrias são uma das maiores preocupações das futuras mamães!!! Durante o período da gestação, fora todas alterações hormonais que ocorrem, a mais temida alteração inestética são as ESTRIAS que podem surgir a partir do estiramento excessivo da pele x a velocidade deste estiramento.

Estrias são cicatrizes atróficas (abaixo do relevo da pele) lineares e paralelas. Apresenta perda da capacidade de síntese dos fibroblastos e alteração do colágeno e da elastina.

Segundo referências bibliográficas, nas gestantes, as estrias ocorrem em mais de 70% das pacientes e são encontradas mais comumente no abdome, no quadril, nos glúteos e nas mamas. Elas tendem a se desenvolver a partir da 25ª semana gestacional,apresentam coloração eritematosa (avermelhada), e posteriormente permanecem como cicatrizes prateadas.

Mas calma….rs aí vão 7 dicas de como diminuir consideravelmente estes índices e manter sua pele linda e perfeita:

1. Beba bastante água. A hidratação também tem que ser endógena;

2. Prefira os HIDRATANTES ao invés de óleos. Os hidratantes têm como base a água e permeia melhor sobre a pele. Os óleos fazem somente uma película externa que não deixa que sua pele desidrate (a pele é constituída de água e óleo, o que chamamos de manto hidrolipídico). Muitos hidratantes também possuem óleos para obterem estes dois objetivos: hidratar e ocluir.

3. Evite banhos longos e quentes; prefira os sabonetes com hidratantes;

4. Evite esfoliar a pele. Não queremos remover a hidratação diária;

5. Cuidado com o aumento de peso. A pele pode estirar numa velocidade muito rápida e haver o rompimento (estrias);

6. Movimente-se. Faça caminhada, alongamento, hidroterapia, yoga ou Pilates; todos estes tipos de exercícios contribuem na respiração e na oxigenação dos tecidos;

7. Relaxe! Se dê momentos de relaxamento fazendo passeios ao ar livre, uma bela massagem e privasse do stress o máximo possível.

E se mesmo assim, surgirem as estrias…..fiquem tranquilas! Existem inúmeros tratamentos para estrias, mas lembrando de que é uma cicatriz, então se pode ameniza-las e dificilmente cura-las. Mas nem por isso as deixarão menos lindas e atraentes. A maior dádiva da vida já aconteceu: Você é mãe!

 

Adriana Cristina Mariano de Souza | fisioterapeuta dermato-funcional, diretora da Clínica Apinajés, mamis, e criadora da Técnica Manual Inovadora na prevenção de estrias (TEMIPE).

Compartilhe