barra

Oi Mamis! Com tantas opções no mercado, é difícil escolher a escova certa para os cabelos. Sabia que para cada tipo de fio existe um modelo ideal? E para cada comprimento uma espessura? Neste post eu mostro para que serve os tipos de escovas, e como escolher o modelo ideal para você! Vem comigo!

Escovas redondas : São as mais comuns para alisar e modelar os fios.

Grossura da escova: Quanto mais comprido o cabelo, maior o seu diâmetro.

– Escovas com cabeças maiores são ideais para alisar e para cabelos longos.

– Modelos médios são perfeitos para modelar e deixar as pontas viradas para fora, além de ser ideal para cabelos na altura dos ombros.

– Já as menores são indicadas para cachos médios e escovação de cabelos curtos.

Tipos de Cerdas: As melhores são as que misturam cerdas naturais e sintéticas, pois ajudam a deixar os cabelos mais macios e brilhantes.

– Naturais: ajudam a desembaraçar e penteam melhor.

– Com bolinhas nas pontas: aumentam a tração dos fios. Não são indicadas para cabelos cacheados.

–  Nylon: ideal para cabelos lisos ou levemente ondulados. Serve eliminar os arrepiados, pois elas diminuem o frizz. . É importante não encostar o secador na cerda, pois ela pode derreter ou queimar o couro cabeludo.

– Cerdas de Javali: ideal para alisamento, é  a cerda indicada para todos os tipo de cabelo.

– Mistas (de javali com nylon): são as mais vendidas porque servem para modelar, pentear e desembaraçar. Eu adoro usar para fazer escova, e tenho de duas grossuras – para quando meu cabelo esta mais curto ou mais comprido.

– De metal: têm grande durabilidade e são indicadas para desembaraçar os fios, mas devem ser usadas com cuidado porque escovadas mais bruscas podem machucar o couro cabeludo.

– Se você tiver Megahair ou alongamento, evite as escovas com bolinhas na ponta para não arrancar os fios presos com cola ou trançados.

Espaçamento entre as cerdas: quanto mais grosso o fio, maior deve ser o espaçamento entre as cerdas. As cerdas mais unidas alisam mais os fios.

Corpo da escova: o corpo da escova pode ser metálico, de cerâmica, de madeira ou de plástico. Os únicos que fazem diferença são o metálico e a cerâmica – ver em escovas térmicas.

Escovas Raquetes: ideais para desembaraçar os fios, serve para todos os comprimentos de cabelo. As de base almofadada e com bolinhas nas pontas proporcionam uma sensação agradável, estimulando e massageando o couro cabeludo. Uma boa opção para quem procura uma escova para desembaraçar os fios é a Tangles Teezer, que falei neste post.

Escovas térmicas: sempre possem o corpo metálico ou cerâmico, que acelera a secagem dos fios,pois retem o calor do secador.

– Se você tem cabelos ralos, escolha a escova térmica de corpo metálico, com diâmetro pequeno. Ela aquece o fio, fazendo o cabelo modelar mais.

– Se você tem fio crespo, ondulado e cacheado, invista em escova térmica com cerdas naturais. O modelo ajudará no molde dos cachos e na facilidade de preparação do penteado.

Eu uso sempre para secar o meu cabelo a escova de grossura média, com cerdas mistas de javali e nylon (foto abaixo, junto com o higienizador da Cless que uso para limpar minhas escovas!). Também uso a raquete para desembaraçar, mas depois que descobri a Tangles Teezer, ela tem substituído minha raquete!

Espero que tenham gostado das dicas, Mamis!

Beijos,

assinatura-dani-zaccai-mamis