barra

Oi Mamis!! A esfoliação da pele do rosto é importante e deve ser parte integrante dos seus cuidados com a pele. A renovação celular da nossa pele é uma atividade constante. Durante todo o tempo, nosso organismo repõe as células mortas que se acumulam na superfície da pele. Essa camada sem vida acaba obstruindo os poros, propiciando o aparecimento de acne impedindo a absorção de nutrientes, dando a pele uma aparência sem vida. A esfoliação é crucial para ter uma pele bonita e saudável; quando você faz a esfoliação, você está removendo estas células mortas e mais antigas que podem ficar retidas na superfície.

Quando devo esfoliar a pele do rosto?

A recomendação universal dos dermatologistas para que não tem um tratamento específico e acompanhamento dermatológico, é que a pele do rosto seja esfoliada em dias alternados. A esfoliação diária só é recomendada para quem tem a pele muito oleosa. Lembre-se que seu objetivo na esfoliação é eliminar as células mortas da superfície da pele, e é preciso pelo menos alguns dias para que uma quantidade considerável de células mortas se acumulem na pele, logo a esfoliação em dias alternados é suficiente. Caso você esfolie com mais frequência, pode retirar as células vivas, aumentando as chances de irritação e lesão na pele. O importante é ler a bula do produto e seguir a a indicação de uso de cada um.

Como escolher meu esfoliante?

Uma das coisas mais importantes é escolher um produto específico para o rosto – os produtos para esfoliação corporal não podem ser usados no rosto pois são mais abrasivos. Prefira sabonetes que possuam os componentes para esfoliação, que costumam ser menos agressivos do que as mascaras esfoliantes. Eles removem as camadas mais externas da pele, reduzem o excesso de gordura acumulada e preparam a pele para outros produtos, como hidratantes ou tratamentos específicos. Reuni aqui alguns dos esfoliantes que mais uso e mais gosto!

O Neutrogena Deep Clean Energizing é o meu preferido da vida – melhor custo benefício e deixa uma sensação deliciosa na pele. O Refined Finish da Benefit é um esfoliante facial que contém argila natural e extrato de algas marinhas, ricos em minerais, nutrientes e açúcares, conhecidos por limpar e purificar a pele. Gosto bastante mas não pagaria tanto por ele. O One Step Gentle Exfoliating Cleanser da Clarins possui em sua fórmula extrato de laranja, que suaviza, refresca e revigora a pele; o legal deste produto é que ele além de esfoliar (que nada mais é do que retirar as células mortas), ele ainda limpa o rosto! O Sabonete Esfoliante da Natura tem  uma esfoliação suave, nada agressiva, ideal para a área do rosto. O Rare Earth Deep Pore Daily Cleanser tem a argila da Amazônia como a sua matéria prima principal, e possui micropartículas que fazem um leve esfoliamento. O Olay Regenerist Cream Cleanser é indicado para peles que estão passando por processos mais instalados de envelhecimento e perda de vitalidade.

(para ler a resenha completa é só clicar no nome do produto acima!)

Como esfoliar o rosto?

Sob água morna, massagear suavemente o rosto com a ponta dos dedos, espalhando a o produto em movimentos circulares e delicados. Nada de força visando uma melhor esfoliação, você pode se arranhar e machucar a pele. Após a aplicação, enxaguar completamente e secar com a toalha sem esfregar com força. É indicado, após a aplicação de um esoliante, o uso de um hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Gostaram das dicas?

Beeeijos!