7 dicas sobre à prevenção dos problemas de fala e de linguagem: | Mamis na Madrugada

Olá, queridas mamis, deixo aqui as minhas sete dicas para esta semana ligadas à prevenção dos problemas de fala e de linguagem:

1) Falem sempre certo com seus filhos, mesmo quando eles ainda são bem pequenos. Para o desenvolvimento de fala e linguagem infantil, o modelo de fala que os adultos fornecem é essencial!

2) Não inventem palavras, por mais carinhoso que isso possa parecer; assim, chupeta não é “peta”, cobertor não é “dodô”, mamadeira não é “dedela”, etc. Evitem o uso excessivo de diminutivos, pois os mesmos tornam a fala mais infantilizada, as palavras maiores e mais parecidas umas com as outras, dificultando a discriminação das mesmas; é muito mais fácil para a criança entender “filho, vamos jantar, sua comida está pronta e gostosa” do que “filhinho, vamos jantar, sua comidinha está prontinha e gostosinha”.

3) Não tornem uma palavra errada motivo de diversão para a família. Mesmo achando algo que seu filho fala errado muito engraçadinho, é sempre importante devolver-lhe o padrão correto e não ficar repetindo seu erro “fofinho” para todo mundo, porque isso fará com que ele ouça a palavra pronunciada incorretamente várias vezes e, assim, será mais difícil corrigi-lo futuramente.

destaque

4) Sentar-se ou abaixar-se e ficar na mesma altura da criança para conversar com ela é uma boa dica, pois a estimula a olhar e prestar atenção ao rosto do falante, sendo isso algo muito importante para o processo de imitação e consequente aprendizado da fala; para despertar ainda mais interesse da criança à fala do interlocutor, as mulheres, sempre que possível, devem estar de batom.

5) Incentivem a criança a mastigar, quando ela já tiver dentes, evitando alimento pastoso excessivamente; lembrem-se de que os músculos envolvidos na mastigação são os mesmos da fala, então é fundamental exercitá-los sempre. Por esse mesmo motivo, se a criança ainda utiliza mamadeira, o bico da mesma deve ser ortodôntico e o furo de um tamanho que exercite a musculatura perioral; para se saber se o furo está ou não adequado, quando reclinada, a mamadeira deve gotejar e não jorrar líquido.

6) Retirem a mamadeira e a chupeta até os dois anos de idade!

7) Estimulem bastante o desenvolvimento da fala e linguagem, brincando com a criança, contando-lhe histórias, cantando músicas, recitando parlendas, conversando com ela e mostrando interesse em suas atividades. Tenham paciência em ouvi-la, não a apressem quando ela estiver falando, respeitem o seu tempo!

Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!

 

Fga. Jacqueline Moreinas Grinblat

CRFa-2  6090

jacquelinegrinblat@gmail.com

Fone (11) 981688618

Compartilhe