barra

Como no Brasil temos um clima tropical – e a maioria das vezes quente e úmido, resolvi então juntar algumas dicas para que a maquiagem dure intacta o dia todo, mesmo com o calor. Vamos lá?

– Pele limpa recebe melhor a maquiagem, e diminui a probabilidade de oleosidade. Invista em um sabonete que tenha a função anti-oleosidade. Eu gosto bastante do Deep Clean da Neutrogena – o normal e o Energizing, e do em barra da Clinique!

– Opte por bases com efeito matte, ou mineral, mais indicada, já que faz com que a pele não fique oleosa rapidamente. A maquiagem mineral também é recomendada para o calor já que é não comedogênica, ou seja, não obstrui os poros e controla a oleosidade, evitando a formação de cravos e espinhas. Dicas de base com efeito matte: Prolongwear da MAC e Infallible Pro-Matte da L’oreal Paris. Dica de base mineral: a da Bare Minerals é simplesmente incrível!

Blushes cremosos duram mais, e resistem melhor caso você sue. O Fine One One da Benefit é lindo e super prático, pois ao aplicar você já adiciona um glow de iluminador! Outras opções são os HD da Make Up Forever, ou os em estilo “esmalte”da Benefit ou Boticário.

– Os corretivos cremosos são a melhor opção, já que se mantém no lugar e cobrem bem as imperfeições, sem escorrer. Só tem um porém – marca as linhas de expressão. Se você não tem esse problema, minha dica é o Studio Finish da MAC. Para quem tem linhas, uma boa opção é o corretivo líquido Full Coverage da Make Up Forever. Se quiser saber mais sobre como escolher seu corretivo, clique no link!

Mascaras a prova d’água possuem uma durabilidade maior, e não borram se você suar. Opções boas e baratas são a Miss Manga da L’oreal e a Colossal da Maybelline; já uma versão mais cara e minha preferida da vida (até agora!) é a Grandiose da Lancôme.

Lápis de olhos e delineadores são proibidos no calor, porque vão escorrer –  a não ser que sejam a prova d’água. Um ótimo lápis a prova d’água é o PowerPoint da MAC, eu amo a cor Engraved (preta). Outra opção é o 24/7 Glide On Eye Pencil, amo o Perversion, o mais preto dos pretos! Já delineadores nesta versão, as melhores são: o Fluidline da MAC (Blacktrack é o mais preto) e minha canetinha preferida é a Tatoo Liner da Kat Von D.

 

Batons líquidos também são ótimos, já que sua fixação é maior, e eles borram menos. Aqui no Mamis na Madrugada já falamos de alguns, como os da Anastasia Beverly Hills e os da MAC, meus favoritos.

– Finalização da maquiagem com pó translúcido: eles servem para absorver a oleosidade e manter a maquiagem no lugar por  mais tempo. Pode ser aplicado logo ao final da maquiagem, e ser reaplicado quando necessário ao longo do dia. O ideal é que seja aplicado com um pincél fofinho para pó. Cuidado para não exagerar, senão você pode deixar acumular e em qualquer foto o acumulo aparece! Os meus favoritos são o Prep+Prime Transparent Finishing Powder da MAC e o  De Slick Mattifying Powder da Urban Decay, que é compacto, faz menos sujeira e é ideal para quem tem pouca prática e para quem quer carregar na bolsa (além da embalagem ser maravilhosa!)!

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos,