barra

Todos querem saber sobre as possíveis aplicações de células-tronco! E a mais nova para queimaduras, mostrou resultados impressionantes! Recentemente os cientistas mostraram que a utilização de células-tronco pode curar queimaduras graves em apenas alguns dias. A novidade veio do Instituto de Medicina Regenerativa da Universidade de Pittsburgh (EUA). A técnica é chamada de Skin Gun: “arma de células”.

 

Como Funciona?

O método consiste em cultivar, ou seja, multiplicar, uma mistura que inclui células-tronco do próprio paciente até atingir quantidade suficiente para aplicação. Em seguida, utilizando a Skin Gun, um dispositivo que é basicamente uma pistola spray, o médico responsável borrifa células-tronco diretamente na pele com o ferimento (se tiver interesse em ver como funciona, é só clicar neste link, mas atenção, as imagens são fortes). Este procedimento usa a capacidade das células-tronco para regenerar a pele em apenas alguns dias!
Casos Reais do Tratamento

Depois de passar por vários testes durante os últimos três anos, a “arma” já começou a ser utilizada. Um policial norte-americano que teve parte do rosto e um dos braços queimados foi um dos candidatos mais bem-sucedidos. Matt Uram, sofreu queimaduras após um acidente com uma fogueira. Os médicos criaram uma suspensão líquida de suas células-tronco mesenquimais retiradas de uma parte sadia de seu tecido adiposo subcutâneo e pulverizaram na área queimada. Três dias depois, quando chegou a hora de remover as bandagens, a equipe médica ficou espantada com o que viu. As queimaduras foram quase completamente curadas, e qualquer risco de infecção ou cicatrizes havia desaparecido. Em quatro dias de tratamento, a pele já estava regenerada e sem a necessidade de curativos, o que demoraria semanas em um tratamento convencional. A recuperação total incluindo o retorno à pigmentação normal da pele são processos que podem levar meses, mas que valem a espera.

E ainda outro estudo, publicado no jornal científico Burns, descreveu como o novo método regenera a pele de uma maneira eficaz. A técnica reduz o tempo de cicatrização e minimiza complicações com resultados estéticos e funcionalmente muito superiores às técnicas atuais. No novo teste, dezenas de vítimas de queimaduras na Alemanha e nos EUA foram tratadas com sucesso fazendo uso do spray, que continuou mostrando ótimos resultados.

 

Por que funciona?

O sucesso do método se deve à capacidade das células-tronco do tipo mesenquimal regenerar os tecidos perdidos do nosso corpo como osso, músculo, cartilagem, gordura, cabelo e pele! Encontradas no tecido do cordão umbilical, dentes de leite e permanente, além da nossa gordura essas células podem ser retiradas do nosso corpo e armazenadas por muitos anos. Em caso de utilização futura elas poderão ser multiplicadas em laboratório e o paciente não precisará realizar novas coletas: uma única coleta garante número suficiente de células para vários tratamentos ao longo da vida.

O resultado do spray depende da qualidade das células-tronco que são utilizadas. Quanto mais jovens as células, maior o potencial. Um paciente que tenha as células guardadas poderá utilizar células jovens e ainda fazer o uso da técnica imediatamente, não dependendo de ter áreas doadoras ou da realização de outra cirurgia. Além disso, em caso de queimaduras muito graves, dependendo da extensão do ferimento e condições do paciente, não é possível a retirada de células-tronco mesenquimais para fazer a aplicação.  Por isso é tão importante armazenar suas células-tronco o quanto antes, esta é a única maneira de ter suas células quando você precisar!!

 

Fonte: National Geographic Channel

Dra. Natassia Vieira| Diretora científica da StemCorp, PhD em Genética e também Mamis