7 Dicas para um desmame gentil e gradual | Mamis na Madrugada

Antes de começar a ler esse texto, pergunte a si mesma: você está preparada para o desmame? Se a resposta for um SIM claro, nós temos 7 dicas para um desmame gentil e gradual que irão te ajudar neste caminho.

1. Só ofereça quando a criança pedir

Muitas vezes nós damos o peito sem que a criança peça! Tipo, caiu… peito; sono… peito; tá irritado… peito! Não sei se é o caso mas, se for, só de o peito quando sua filha realmente pedir.

2. Evite lugares “propícios”

Tem alguns lugares que a criança está mais acostumada a mamar: cama, cadeira de amamentação, algum cantinho da casa. Evite esses lugares quando você não quiser dar o peito, e acelerar o desmame gentil!

3. Distraia

Quando ela te pedir pra mamar, DISTRAIA! Ofereça para brincar, fazer um bolo, passear na rua, mexer com água ou fazer qualquer outra coisa que ela curta muito!

4. Diminua o tempo da mamada

Quando ela estiver mamando, diminua o tempo! Faça um combinado com ela: “A mamãe vai contar até 10, quando chegar no 10 você para de mamar e nos vamos brincar!” Assim também com uma música: “quando a música acabar, vamos fazer alguma coisa bem legal!”. Comece contando até 10, em seguida até 5 e por aí vai!

desmame-gentil

5. Primeiro as mamadas do dia, depois a da hora de dormir

Te aconselho a começar tirando as mamadas do dia para depois tirar a da manhã e a de dormir!

6. Dificulte o acesso ao peito!

Use blusas que ela não vai conseguir abaixar ou levantar com facilidade! Fala que o tetê tá cansado, tá descansando e mostra que não dá pra abaixar a blusa!

7. Conversa BASTANTE com ela!

A gente acha que não, mas eles entendem muito mais do que a gente imagina! Explica pra ela que você está cansada, que o tetê está cansado, que existem coisas muito legais que vocês podem fazer juntas, que ela já está crescendo, etc.

Se prepare para protestos (eles não aceitam o desmame numa boa) e até para uma greve de você! Rs! Seja firme e acertiva, mas sempre com muito amor e empatia! O desmame gentil funciona.

 

Natalia Zveibil | Consultora de amamentação

E-mail: consultoria.mamar@gmail.com

Compartilhe