Cesarianas já representam mais de 84% dos nascimentos na rede particular e 40% na rede pública no Brasil. Apesar de o procedimento cirúrgico ter se tornado comum, trata-se de uma cirurgia de médio porte – onde é feita uma incisão transversal do abdômen da gestante de aproximadamente 12 centímetros e sete camadas de pele são cortadas – com um pós-operatório que exige muitos cuidados para que a cicatrização interna e externa dos tecidos seja satisfatória.
No artigo de hoje separei, além dos principais cuidados pós cesariana, algumas das principais dúvidas que rondam o tema. Confira:
Repouso – Sem repouso, não há cicatrização. A minha recomendação é que você fique por, pelos menos, 15 dias repousando. Além do corte, seu útero também estará retornando ao tamanho normal, portanto ocupe-se apenas com o bebê. Após essas duas semanas, já será possível retirar os pontos – caso a cesária tenha sido feita com fio de sutura não absorvível.
Cuidados com o corte – A limpeza da região do corte é fundamental. Limpe-a apenas com água e sabão e mantenha o local bem seco após a lavagem. Cremes sobre o corte nem pensar e, caso tenha tendência a formação de queloides, fale com seu médico para cuidados adicionais.
Fique atenta aos sinais do seu corpo – Após o período de recuperação, você já pode retomar algumas atividades simples como dirigir, por exemplo. Entretanto, pare imediatamente se o abdômen começar a doer. A dor é o sinal vermelho do nosso corpo, serve como alerta de que “você chegou ao limite”. Lembre-se que o seu organismo ainda está se recuperando. Desacelerar, neste caso, significa evitar a abertura do corte e a formação de hérnias.
Atividades físicas? Espere – Em um mês você já pode começar a caminhar, mas aconselho que aguarde de dois a três meses para voltar a praticar outros tipos de atividades físicas, como exercícios abdominais. A parte do musculo cortada, demora mais para cicatrizar. Cada mulher se recupera de forma distinta, então, espere o “start” do seu médico.
Fique de olho no sol – Se você é adepta do sol, melhor dar uma pausa. Tomar sol na região da cicatriz é contraindicado por seis meses. Do contrário, a cicatriz ficará escura.
Observe possíveis alterações no seu corte – Caso você note que a pele ao redor do seu corte esteja inchada, avermelhada, quente ou eliminando secreções e, ainda, tenha febre e perceba que a dor, ao invés de diminuir, está aumentando, procure o seu médico imediatamente.
Principais dúvidas:
Quanto tempo leva para uma cesárea cicatrizar completamente?
Como dito anteriormente, a cicatrização de uma cesária ocorre em 15 dias. Entretanto, todo o processo para atingir seu aspecto final, além de sua resistência a trações pode durar de 12 a 18 meses.
A cicatriz pode inflamar? O que ocasiona essa inflamação?
Sim, como qualquer outra. Um dos principais fatores que podem levar a uma inflamação na cicatriz são o encravamento de pelos pubianos, reação ao fio de sutura e esforços físicos precoces.
O que é queloide? Quando ela ocorre?
É uma cicatriz espessa, elevada e de superfície lisa que ocorre na pele. Ela se estende à incisão cirúrgica e forma nódulos na cicatriz. A queloide ocorre em ambos os gêneros, mas nas mulheres a predominância é maior. Costuma ser mais comum em pessoas negras e de origem oriental.
O atrito promovido pela roupa pode prejudicar a cicatriz?
Sim. O atrito da roupa prejudica a cicatriz pela inflamação crônica que causa, conforme a sensibilidade pessoal da pele. O fator inflamatório é agravado por roupas sintéticas, de poliéster ou microfibra. Por outro lado, pode ser facilmente prevenido com vestimentas de algodão ou linho. Vale lembrar que em cicatrizes de cesárea recentes, o uso de calcinhas de algodão é o mais indicado.
Dr. Thomas Moscovitz | CRM 82581 | Ginecologista e Obstetra
Meu bebê já está com quase quatro meses e minha cesaria está sempre abrindo, cada hora em um lugar, fiz minha recuperação direitinho, não me esforcei, me alimentei bem. A um mês tomei antibiótico, vários anti inflamatóriose e não melhora, esta saindo sangue e um líquido amarelo, que segundo o médico não é pluz e sim uma gordura liquida. Estou passando pomada . O que devo fazer?
Oi Tatiane, estou tendo o mesmo problema que você teve… Como foi a recuperação? Pode me contar mais..
Meu bebê já tem 4 meses e foi Cesária criou uma ferida que não seca por nada não sei o que devo fazer
Suellen, parabéns pelo bebe!
Procure seu médico para ele te ajudar!!
Meu filho já tem 2 anos e 5 meses, ainda sinto doer um pouco o local da cirurgia e os pontos laterais ainda tem aspectos de inflamados. É normal?
O ideal é conversar com o seu médico e seguir as orientações dele! 🙂
A minha também ta assim.
Oi Tatiane e Suellen como foi a recuperação de vcs estou com o mesmo problema….
Aconteceu o mesmo comigo e minha médica me receitou uma pomada com antibiótico q puxou toda está inflamação e cicatrizou rapidamente.
Tatiane isso chama ceroma uma espessura líquida que parece um óleo,quase todas as cirurgias saem esse líquido, quando sae tudo ela tende a melhorar!ja passei por isso em uma cirurgia de vesícula. Bjs
Tive meu filho a 1 mês e 8 dias , parto Cesária , minha incisão esta cicatrizada porém eu estou sentindo meu abdomem dolorido isso é normal?
Parabéns pelo bebe!!! Procure seu médico para ver sobre isso!!
Oie estou com mesmo problema o corte cicatrizado e dor no abdome que não pife nen relar, fui no retorno medico e perguntei a Dra disse pq foi descolado o musculo até o umbigo para facilitar a saida do bb, então até o musculo voltar ao normal demora.
Tbmqueria saberminha bebê tem1 ano e um mes o.pedamimha barriga ta dolorido
Bota normal nisso, até com um ano ainda sente umas picada, quanto mas um mês de Cesário 🙄
Olá meu bebê tem 4 meses e 8 dias em volta da minha cirurgia está dormente e as vezes sinto uma agonia na cirurgia as vezes tipo que dói incomoda ,coça. é normal?