7 dicas - Experiências científicas caseiras | Mamis na Madrugada

Olá quarentenadas!

Hoje vou trazer algumas dicas de experiências científicas para fazer em casa com as crianças! É uma distração legal, educativa e o mais importante de tudo: FÁCIL DE FAZER! Afinal, facilidade é o que mais estamos precisando agora!

São 7 experimentos diferentes!

1. Arco-íris de M&M:  Você só vai precisar de um pratinho, M&M e água gelada. Coloque os M&Ms ao redor do pratinho e coloque água gelada ate cobrir metade dos M&Ms, depois é só esperar a mágica acontecer!

2. Vulcão na água:  Você vai precisar de óleo de bebê, água, copo transparente, corante alimenticio e uma aspirina efervecente. Coloque meia garrafa de óleo de bebe em um copo transparente, depois coloque água em cima e pingue umas gotinhas do corante. Por fim coloque a aspirina efervecente.

3. Mosaico de cores no leite: Você vai precisar de leite integral, um prato, corante alimenticio, algodão ou cotonete e detergente. Coloque o leite no prato. Pingue algumas cores de corante em vários pontos diferentes do prato. O ideal é colocar várias cores diferentes. Enxarque o cotonete ou algodão com detergente e coloque no meio do prato. Prontinho!

4. Ovo mole: Você vai precisar de um ovo, vinagre e um copo. Deixe o ovo entre 12 e 24 horas dentro de um copo de vinagre. Precisa ficar todo coberto. Depois tire, enxague e pronto! O ovo fica todo diferente!

 

5. O experimento do vírus: Muita gente deve ter visto aquele vídeo fofo de uma professora que mostra para as crianças a importância de lavar as mãos. Fizemos a experiência aqui em casa e é muito legal de ver ao vivo. Você vai precisar de um prato, água, orégano ou pimenta e detergente. Coloque a água em um prato e espalhe o orégano ou pimenta por cima. Quanto maior a quantidade e o “espalhamento”, melhor! Depois, peça para a criança colocar detergente na ponta do dedo e coloque no meio do prato. Rapidamente todos os outros oréganos vão fugir!

 

6. A água que muda de cor:  Esse também é bem simples de fazer. Precisa de 3 copos transparentes, água, corante e papel toalha. Coloque os 3 copos enfileirados. Nos 2 copos das pontas coloque água com corante (cores diferentes). Dobre o papel toalha ate ficar fino e dobre em “M” deixando as pontas nos copos com água colorida e o pedaço do meio no copo vazio. Depois de um tempo ou até no dia seguinte, você vai ver o copo do meio cheio com uma terceira cor!

7. Pasta de elefante: Esse experimento já é um pouco mais complexo. A versão original é com água oxigenada 100 volumes e com iodeto de potássio. Só que exige cuidados muito especiais, óculos de proteção, luvas além dos materiais serem mais difíceis de conseguir, então, foi feita uma versão light! Só que pode ser que não fique tão legal. Ainda não consegui testar aqui em casa.

Você vai precisar de água oxigenada líquida 10 volumes + água oxigenada cremosa 40 volumes. Fermento biológico, detergente e corante alimentício.

Colocar em um recipiente os 2 tipos de Água oxigenada. Adicionar um pouco de detergente e corante alimenticio. Por fim colocar o fermento biológico!

Só aviso que é importante tomar cuidado ao manusear a água oxigenada porque ela pode irritar a pele! Também evitar mexer na pasta depois de pronta e forrar bem o local onde for fazer pois deve fazer sujeira!

Se quiserem uma opção mais fácil, tem o famoso mentos com coca-cola! (lembrando que faz sujeira!)

E aí? Gostaram? Conhecem mais alguma?

 

 

 

Compartilhe