Cuidados para boa recuperação da cesárea | 7 Dicas

Vamos falar de cuidados para boa recuperação da cesárea? Segundo os dados da OMS, o Brasil tem 55% dos seus partos realizados pela cesárea, portanto é importante acolher essas mulheres no pós parto e ajudá-las nos cuidados com seus corpos.

Uma grande preocupação é em relação a cicatrização.

Embora não seja exigido repouso no pós parto, vale ir com bastante calma nas primeiras semanas. Seguem algumas dicas para garantir uma boa recuperação e cicatrização:

Cuidados para boa recuperação da cesárea

1- Evite fazer grandes esforços nos primeiros 15 dias. Evite carregar peso que seja maior que o peso do seu bebê.

2- Use uma almofada para comprimir o corte quando for tossir, espirrar ou fazer esforço para evacuar.

3- Limpe a cicatriz com água e sabão, e sempre fique atenta a sinais como vermelhidão, pus, inchaço e aumento da dor. Nesses casos, comunique sua equipe.

4- Use alimentos laxativos e se atente a postura correta para evacuar (use um banco para apoiar os pés).

5- Alguns recursos fisioterapêuticos podem auxiliar na dor e no processo inflamatórios. Portanto, não hesite de consultar uma fisioterapeuta.

6- Inicie exercícios respiratórios no pós parto imediato, isso irá auxiliar no retorno do abdômen.

7- Cuide da postura ao caminhar e amamentar; pois a tendência é a mulher adotar posturas mais curvadas por causa da dor.

A fisioterapia pode ser iniciada no pós parto após 15 dias, ajudando na prevenção de fibrose cicatricial e no retorno do abdômen e da diástase dos retos abdominais. Gostaram dessas dicas de cuidados para boa recuperação da cesárea?

 

Suzanne GinzbergFisioterapeuta pélvica (UNIFESP), Disfunções sexuais femininas, Incontinência urinária, Diástase (realign), Gestação e Pós parto

Compartilhe