Gostar de comer prejudica o emagrecimento? | Mamis na Madrugada

Gostar de comer prejudica o emagrecimento? “Meu problema é gostar de comer” é uma frase que escuto muito.

Pois acho muito mais difícil atingir bons resultados no peso no longo do prazo com quem tem grandes restrições e variam pouco o cardápio do que quem come de tudo com prazer.

Deixo aqui uma reflexão que faço com alguns pacientes que dizem que seu maior problema é gostar muito de comer.

Comer é muito bom mesmo e não deve nunca deixar de ser um prazer na nossa vida, mas é claro q devemos saber planejar e moderar, de acordo com nossa situação de saúde.

Porém, costumo dizer que acho muito mais difícil tratar pessoas que se dizem excessivamente seletivas, com poucas opções alimentares, e sem tanto prazer, do que aqueles que gostam de tudo e mesmo os que gostam de cozinhar.

Quem gosta de comer bem está aberto para novas experiências e é totalmente possível ter prazer com alimentos menos calóricos, com boa assessoria. Quem cozinha pode conseguir se reinventar com objetivo de melhorar qualidade de vida e saúde com novas receitas e ingredientes, por exemplo.

Por outro lado…

Por outro lado, quem é restrito e diz que não gosta de verduras e legumes (sempre lembro que existem mais de 15.000 tipos de plantas comestíveis, não podemos generalizar!) e só come os alimentos mais calóricos (fritas, hambúrgueres, pizzas, massas recheadas) sempre terá mais problemas. Pois aí, mais do que nunca, para emagrecer e manter terá que trabalhar apenas com reduções das porções, ou se tornar ainda mais restritos, o que é difícil atingir no longo prazo!

Nesse sentido, aprender a cozinhar pode ser uma estratégia útil, saudável e gostosa para muitas pessoas! Claro que quem gosta de comer bem e está acima do peso deve tomar cuidado quando sai para comer fora. Festas, e eventos em que pode haver grandes indulgências nem sempre são fáciis. Mas entender que o objetivo de um tratamento de obesidade no longo prazo não é tirar o prazer de comer, mas valorizá-lo. Isto é, saber fazer escolhas no dia-a-dia para poder curtir melhor os momentos de recompensa alimentar sem culpa é importante. Muitas pessoas deixam de procurar ajuda profissional por achar que o plano alimentar será necessariamente sem graça! Então agora você já pode responder se gostar de comer prejudica o emagrecimento.

 

Dr. Bruno Halpern | CRM-SP 124905 Endocrinologista RQE55372 Doutor em Medicina USP, vice-pres World Obesity Federation pela Am.Sul, diretor comunicação social SBEM

Compartilhe