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Está chegando uma das datas mais lindas e marcantes do calendários judaico: Yom Kipur, o dia do perdão. Para que a gente possa se concentrar apenas nas rezas, é importante que estejamos bem fisicamente. Para isso a Nutricionista Daniella Horn dá algumas dicas para que a gente passe um bom jejum em Yom Kipur.

1. Para beber durante o dia

Prepare uma jarra de água com 2,5 litros e acrescente folhas de hortelã, salsinha e limão siciliano em rodelas finas. Beber durante todo o dia.

2. No café da manhã

No café da manha, coma frutas orgânicas com linhaça e chia, yogurte natural com mel e granola ou 3 paes de mandioquinha com patê ou uma bolacha de arroz com 1 ovo mexido. Nomeio da manhã beber 2 copos cheios da água aromatizada e consumir castanhas com frutas secas.

3. Pré –almoço.

Além de ser uma mitzva ter 2 refeições grandes na véspera de Yom Kipur, também é melhor para o nosso corpo. Beba um copo de água aromatizada e coma uma refeição com salada, grãos, leguminosas como feijão ou lentilhas, 1 proteína como peixe e gorduras boas como meio avocado. Depois de 1 hora, beber mais 2 copos de agua.

 bom jejum em Yom Kipur

4. Lanche

Coma um prato de frutas e uma fatia de bolo saudável.

5. Jantar pré jejum

Beba um copo de água aromatizada, tome uma sopa de legumes no azeite e ervas e depois coma quinoa com cogumelos ou kibe de quinoa, salmão ao forno com mostarda e mel na farofa de castanhas e torta de grão de bico. Beba água e coma frutas até o horário permitido.

6. Quebra de jejum

Agua aromatizada e fruta orgânica. Em seguida, um pedaço de bolo saudável ou compota de frutas naturais ou pães de polvilho com manteiga

7. Após uma hora

Após uma hora do término do jejum, comer sopa de ervilhas com alho poro salsão, cebola, brócolis e couve. Peixe ou ovos ou leguminosas, 1 porção de raízes como batata doce, manioquinhas ou inhame, 1 verdura que pode ser acelga, repolho, couve ou espinafre. Antes de dormir, chá de cidreira.

Um bom jejum em Yom Kipur e Chatimá Tová a todos!

Daniella Horn | Nutricionista clínica com fundamentos na medicina holística, preventiva, funcional e gastronomia. Empresária da Nutrição e ação e da Raízes Escola de culinária.