Castigo e consequência. Você sabe a diferença entre eles?

Castigo e consequência. Você sabe a diferença entre eles? Se pegarmos o dicionário para verificar o significado de cada palavra iremos perceber a diferença de sentidos que elas possuem:

  • Castigo: pena ou punição
  • Consequência: aquilo que resulta

Porém, quando se trata da educação de nossos filhos, muitas vezes confundimos esses conceitos e geramos novas problemáticas por conta disso.

Temos a falsa sensação por conta do modelo de criação que estamos inseridos. De que castigo fará nossos filhos entenderem que suas atitudes terão consequências, gerando uma falsa impressão de eficácia. Mas por serem atitudes opostas, infelizmente falhamos na transmissão desse conceito, pois o castigo não desperta a consciência do problema!

castigo e consequencia

Mas porque isso ocorre?

Porque CASTIGO é uma resposta nossa a ação/comportamento que nosso filho teve, sem ligação direta ao fato. Está mergulhada em nosso conceito de parentalidade para evitar um mau comportamento, falta de controle emocional e muitas vezes, falta de compreensão que existem outros recursos a serem aplicados.

Por exemplo: Seu filho deixou de fazer a lição de casa pois estava entretido brincando:

  • castigo: deixa-lo sem ver TV, sem brincar com algum brinquedo importante para ele e etc;
  • consequência: ele ter dificuldade de acompanhar a matéria na sala de aula, ir mal na prova e etc.

Enquanto a CONSEQUÊNCIA é uma sequência natural a ação/ comportamento direto do nosso filho. ELAS NÃO SÃO CAUSADAS POR NÓS!

E por ser uma “com sequência”, ela proporciona e desenvolve nos nossos filhos, o conceito de causalidade, ação e reação. E com isso, ele entende o motivo pelo qual ele não deve ou não pode fazer determina ação! Já o castigo, ensina que não se deve fazer a ação por medo de retaliação! Ou seja, as chances de sucesso na nossa ausência por exemplo, são pequenas!

Além do mais, castigo transmite a ideia de indisponibilidade nossa a ajudar nossos filhos quando eles cometem erros, promovendo uma falta de conexão e confiança entre nós!

Educar com firmeza mas com respeito exige paciência, persistência e constância ao longo do processo! Entenderam a diferença entre castigo e consequência?

Se você gostou do conteúdo, compartilha com os amigos e comenta aqui no post! Vou adorar saber sua opinião a respeito!

 

Roberta Ocaña | Psicóloga Materna Infanto Juvenil | Pós Graduada em Psicologia da Infância|  Especialista em Ludoterapia|
Atendimento Presencial e Online | 11-99757-2125

Compartilhe