7 Dicas | Como fazer os pequenos dormirem mais cedo?

Como fazer os pequenos dormirem mais cedo e terem noites de sono mais longas? Sabemos o quanto é importante para os pais e mães terem um tempo sozinhos para conseguir ter auto-cuidado e gerenciar tarefas que vão além dos filhos. Mas isso parece impossivel quando muitas famílias tem dificuldade em colocar os pequenos para dormir cedo!

Geralmente, mesmo indo dormir dormir depois das 21hrs eles ainda acordam entre 6-7 horas, o que além de prejudicar a rotina da família, não é saudável para nossos filhos!

Como fazer os pequenos dormirem mais cedo

Por isso, vim trazer 7 dicas de como fazer os pequenos dormirem mais cedo, e ajudar no processo de descanso deles:

1.  Momentos de concentração

Permitir que tenham momentos de concentração e oportunidades para se movimentarem mesmo quando ficam dentro de casa!                                                                                  

2. Incentivar uma rotina consistente no dia-a-dia

Sem grande mudanças que afetem o que já estão acostumados ( a rotina dos pais pode ser uma loucura, mas devemos evitar afetar eles)

3. Permitir que os pequenos tenham janelas no dia sem nenhuma atividade!

Para evitar que sejam ansiosos e estressados, ter tempo livre ao longo do dia sem nenhuma obrigação é importante!

4. Criar uma sequencia de coisas que acontecem sempre antes de ir dormir

Por exemplo, brincar na sala com a babá, mamãe ou papai, aproveitar o jantar, tomar banho e escovar os dentes e ir para a cama.

5. Pelo menos 1 hora antes de colocar os pequenos para dormir

Deixar luzes baixas, inclusive durante o banho e jantar também. Evitar falar alto e incentivar brincadeiras com muita agitação, isso ajuda os pequenos a entrarem no clima para descansar.

6. Caso você use tela como um aliado na hora de dormir

Deixe o som bem baixinho e o ambiente com apenas luzes amarelas acesas (abajur ou luz do cômodo ao lado) e evite permitir que liguem a tv no quarto!

7. Antes de colocar os pequenos na cama e levá-los ao quarto

Prepare o ambiente para a sua soneca para que quando entre no quarto, ele já esteja pronto para a criança dormir! Por exemplo, ligar luz baixa na parede e ruído branco, apagar luz do teto.

 

O ideal é que o início da rotina de deixar luzes baixas, fazer atividades mais calmas e diminuir o ritmo aconteça entre 17:30 e 18 horas. Assim os pequenos conseguem ficar tranquilos para dormir entre 19 e 20 horas. Sabemos que tudo isso parece ser muito difícil na prática, mas depois que seu filho dormir e você fechar a porta do quarto, ele terá um sono mais longo. E, consequentemente mais momentos tranquilos e mais disposição ao longo do dia) e você poderá usar esse tempo para fazer tudo que precisa!

Gostaram de saber como fazer os pequenos dormirem mais cedo?

Thays Maroni Matias | Pedagoga, educadora Infantil e Parental em Disciplina Positiva, certificada em psicologia do desenvolvimento infantil, mãe do Theodoro, da Thaila e da Isis e fundadora da Ludique, empresa de Educação Infantil Domiciliar.

Compartilhe