7 dúvidas sobre sucos de caixinha | Mamis na Madrugada

Será que é saudável? Não estraga mesmo? Tem conservantes? Compilamos algumas dúvidas sobre sucos de caixinha que mais escutamos por aqui e pedimos ajuda da nossa parceira Tetra Pak para responder:

1. Como os sucos de caixinha podem durar tanto tempo nas prateleiras, sem conservantes?

Os sucos e demais alimentos em caixinha duram muito mais tempo na prateleira, graças à tecnologia da embalagem. Isso porque ela é formada por seis camadas de papel, plástico e alumínio, responsáveis por manter o alimento protegido da luz, do oxigênio e da umidade. Além disso, todo o processo de envase é asséptico, ou seja, sem contato manual ou com ambiente externo, o que garante que os alimentos estejam livres de bactérias. Assim, as propriedades nutricionais ficam preservadas por mais tempo e sem a necessidade de conservante ou refrigeração.

2. Mas os produtos mantêm seus nutrientes de verdade?

Sim. A proteção da caixinha faz com que as propriedades do alimento sejam preservadas mesmo sem refrigeração por pelo menos seis meses. Assim, é possível manter, por longos períodos, os nutrientes, a cor, o aroma, o sabor e a textura. Porém, depois de a caixinha ser aberta, as condições mudam e o prazo de validade também. Por isso, é importante sempre ler o rótulo dos alimentos e seguir as instruções do fabricante.

dúvidas sobre sucos de caixinha

3. Qual a diferença entre néctar, refresco e suco 100%?

As diferenças estão relacionadas aos ingredientes contidos em cada tipo de produto. Os néctares são bebidas com índice de suco original da fruta que varia de 25% a 99%. Já os refrescos são feitos a partir da diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem e contam com até 25% de fruta. Já os sucos 100% têm em sua composição apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais.

 4. É seguro tomar suco de caixinha? 

A Tetra Pak desenvolve embalagens que garantem o máximo de segurança alimentar. A pasteurização pela qual passam os sucos, por exemplo, que é o aquecimento e resfriamento do líquido, serve para que microrganismos sejam eliminados e mantenha-se a qualidade da bebida. Já o envase é feito em um ambiente totalmente esterilizado e por um equipamento automatizado. Importante também respeitar o prazo de validade e as instruções de consumo descritas na embalagem. Além disso, você pode levar as embalagens longa vida  para qualquer lugar com praticidade e segurança.

5. Sucos de caixinha contêm açúcares e conservantes?

Os sucos de caixinhas podem ou não ter adição de açúcar. Desde 2014, os fabricantes obrigatoriamente informam qual é a porcentagem de fruta ou suco presente no produto. Este número e os ingredientes contidos em cada produto é o que determinam a diferença entre sucos 100%, néctares, refrescos e sucos em pó. Com o esclarecimento de todos os dados, fica mais fácil escolher aquele que melhor se encaixa com seu perfil e momento de consumo.

6. Suco de caixinha pode ser colocado na lancheira das crianças?

Sim. Há diferentes tipos de sucos em caixinha, cada um voltado a uma necessidade de consumo específica, e todos eles são seguros para consumo. Os sucos integrais ou 100%, por exemplo, são bebidas produzidas com pura fruta, sem adição de açúcar ou conservantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de três porções de frutas por dia. Assim, o suco em caixinha pode ser uma opção em equilíbrio com outros alimentos. Mas leia sempre o rótulo para checar as informações nutricionais e escolher uma bebida que atenda melhor às necessidades de seu filho.

7. Como descartar as caixinhas? Elas são recicláveis?

Sim, as caixinhas são 100% recicláveis, por isso o ideal é fazer a separação antes de descartá-las. A Tetra Pak tem compromisso com a sustentabilidade desde a produção das caixinhas, que são feitas com até 82% de matérias-primas renováveis, como o papel de florestas certificadas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar. Depois de recicladas, elas se transformam em diversos produtos, como telhas, casinhas de cachorro, canetas e até poltronas.

Ufa! Os produtos de caixinha facilitam o nosso dia-a-dia e a vida corrida com os nossos pequenos! É uma alternativa prática e saudável! Tem mais dúvidas sobre sucos de caixinha? Deixa nos comentários.

Compartilhe