7 Dicas | Adaptação escolar para pais ou crianças? | Mamis na Madrugada

A adaptação escolar para pais ou crianças?

E 3….2….1… o momento está se aproximando…

Sinto o coração acelerar, pensamentos diversos e temperados com fantasias e medos, expectativas se fazem presentes com força e, sem dúvida, a pergunta que não se cala: “Será que meu filho vai se adaptar à escola?”

Adaptação escolar para pais ou crianças

Mamis queridas! Aqui venho, por meio de palavras, repletas de afeto e acolhimento, para dizer que SIM! Vai dar tudo certo! Entretanto, eu não prevejo o futuro, mas com certeza consigo instruí-las para que este momento seja o mais favorável e saudável emocionalmente, para vocês e para nossos pituquinhos amados.

Aqui tenho7 dicas para ajudar, tanto na adaptação escolar para pais ou crianças.

1. O que faz a escola ser a melhor escola para seu filho?

Você se sentir SEGURA, ACOLHIDA! Na educação infantil, o mais importante é a relação com a equipe no que se refere à fácil comunicação e sentimento de amparo, acolhimento. Não se trata apenas de projeto pedagógico e de estrutura física;

2. Segurança

Para seu filho se sentir seguro neste processo, é imprescindível que você tenha a segurança. Sem isso, sem sucesso! Criança capta tudo do clima afetivo externo, é um radar! Então, alerta ao que transmitem para eles.

3. Não antecipe muito a informação para os pequenos

Espere se aproximar mais da data, para evitar mais ansiedade e possíveis alterações de sono e apetite.

4. CONFIE na professora

Dê espaço para ela atuar e construir um vínculo com seu pequenino. Solicite orientação de como se posicionar fisicamente no espaço da sala e da escola.

5. Fragilidade

Caso você se perceba frágil diante da angústia de separação do seu pequeno, peça para trocar este momento com o parceiro (a). Não se sinta enfraquecida e nem impotente. Precisamos seguir com as nossas possibilidades e limites pessoais. Melhor ter a clareza sobre isso, do que persistir e gerar mais tensão, prejudicando a adaptação.

6. Não se compare

Não compare com o tempo de adaptação das outras crianças com seus responsáveis. Sim! Cada um tem seu ritmo para avançar. Sempre respeite e nunca atropele!

7. Conscientize-se dos beneficios

Conscientize-se que o benefício do exercício social disponibilizado pela entrada na escola é a base para a formação de indivíduos com segurança nos posicionamentos em suas relações, exercício de empatia e respeito.

 

Desejo à vocês um início de aulas abençoado, repleto de conquistas e temperado com afeto e segurança!

 

Juliana Buchatsky Kruglensky | Psicóloga Clínica Especialista em atendimento Infantil, jovens e orientação à pais.

Rua capote Valente 432, conj 123. Contato (11) 99530-9034.

Compartilhe