Dicas de cardápio?  | Por Chef Gabi Junqueira | Mamis na Madrugada

Vamos falar de cardápio? Que tal dicas de cardápio? Montar um cardápio semanal ou mensal pode te ajudar com muitas coisas, como  por exemplo na lista de compra, na redução de gastos e do desperdício, além de ajudar na correria do dia-a-dia.

 

Dicas de cardápio

Além disso, quando você faz o cardápio, você inclui os gostos de todos na casa. Consegue agradar a “Gregos e Troianos” e visualizar se o cardápio atende a demanda. 

Você também consegue pensar em sazonalidade dos alimentos, incluir frutas, verduras e legumes da estação e portanto economizar!

Cardápio Horizontal

Comece sempre pelo prato principal! Quando você determina a proteína que será usada, tudo fica mais fácil e fluído!

Então vá para o acompanhamento; depois entrada (fria ou quente) e, por último, a sobremesa. 

Se você começar com as outras etapas (por exemplo, eu realmente quero uma salada ceasar), não há problema algum. Mas pensando na proteína e acompanhamento primeiro de todos os dias, fica mais fácil encaixar a salada, do que o contrário. 

Isso é o que chamamos de Cardápio Horizontal. Começamos da esquerda para a direita, sendo de segunda a domingo, e iniciamos com as proteínas. 

É importante você ter noção se é preciso variar para almoço e jantar ou se ok repetir o cardápio do almoço, na janta, por exemplo. 

Às vezes, uma receita é realmente grande e sobrará para o dia seguinte. É preciso levar isso em conta e mais, se for uma proteína, por exemplo, fazer uma nova receita dela é sempre uma opção!

Variedade

Para variar bastante seu cardápio, pense em pratos típicos e regionais. Nos pratos favoritos da casa e de cada um, individualmente. 

Quanto mais diferenciado for o cardápio, mais gostoso e impossível de enjoar. 

Se você for fazer um cardápio mensal, coloque opções de substituição em anotações. Por exemplo: substituir uma feijoada por um picadinho, um peixe por uma moqueca, etc. 

Acessibilidade

Pense em acessibilidade: o que os mercados perto de você oferecem? Não adianta pensar em um prato muito diferente para uma quarta feira e ter algum ingrediente específico impossível de comprar para aquele dia. Por isso, o planejamento é imprescindível. 

Tome cuidado com um alimento que ficará na geladeira após aberto. Então, se você for fazer um molho de tomate com passata, já pense em na mesma semana ter uma lasanha ou uma parmegiana ou mesmo uma panqueca, e usar toda a passata na mesma semana. 

Sucos e sobremesas

Sucos naturais e sobremesas. Para uma compra eficiente e sustentável, pense em frutas que você poderá usar como sobremesa também. Por exemplo, a laranja pode ser suco ou pode ir com um sorvete de creme. A manga pode virar um picolé e também uma vitamina. O morango pode ser um delicioso suco batido com limão ou um milk-shake! 

Com estas dicas, espero que fique mais fácil para você criar seu cardápio! 

Beijo,

Chef Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, professora e chef na Gabriela Junqueira Gastronomia.

Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi. Especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França. Pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC.Bartender pela New York Bartending School.

Facebook | Youtube | Site

Compartilhe