Existe medicação para criança crescer mais do que o esperado?

Existe medicação para criança crescer mais do que o esperado? O principal determinante da estatura de um indivíduo saudável é a genética. E neste caso, o perfil de estatura da família e principalmente, estatura dos pais.

A partir da estatura dos pais, fazemos um cálculo para determinar a estatura alvo e assim, o seu canal genético de crescimento.

medicação para criança crescer

Toda criança deve crescer dentro do seu canal genético e àquela que estiver crescendo fora do seu padrão familiar, precisa ser avaliada para entender o motivo, pode ser doença tratável.

Importante destacar que crianças com baixa estatura familiar merecem ser avaliadas, pois um dos pais podem ter tido alguma condição tratável na infância que justificou a sua estatura. Então, isso deve ser avaliado na consulta.

Tratamento aprovado

O tratamento aprovado que temos até os dias atuais para o crescimento é o hormônio do crescimento (GH).

O uso deste hormônio requer indicação clínica, por exemplo: Síndrome de Turner; deficiência do hormônio do crescimento; síndrome Prader Willi; alguns casos de baixa estatura idiopática; crianças nascidas pequenas para idade gestacional (PIG); que não recuperaram a sua estatura; dentre outros.

Temos outras modalidades de tratamento com respaldo científico, como por exemplo os inibidores da aromatase em meninos selecionados e uso concomitante de bloqueio puberal e uso de GH (casos selecionados).

Em todas as situações acima, não há indicação de uso para tratamento em crianças com estatura normal. Ou seja, crianças cuja previsão de estatura final (cálculo possível pela idade óssea) esteja dentro do canal genético. O uso indevido nestes casos pode levar à malefícios para a saúde, custos desnecessários e expectativas de altura que podem não ser alcançadas.

Portanto, não há indicação de medicação para a criança crescer mais que o esperado para a sua genética.

Comenta aqui se gostou de saber sobre medicação para criança crescer, que faço mais posts sobre crescimento.

 

Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806

Compartilhe