Benefícios dos desenhos para colorir para todas as idades | Mamis na Madrugada

Encontrar formas de ajudar no desenvolvimento das crianças é uma busca diária feita tanto pelos pais quanto pelos professores nas salas de aula. 

Afinal de contas, todos querem que os pequenos tenham um desenvolvimento saudável e principalmente feliz. Assim sendo, encontrar atividades que exercitem e estimulem as crianças é algo muito importante.

Dentre as várias atividades para se fazer com os pequenos, a que mais é procurada pela internet são os desenhos de colorir. 

Essa é uma atividade que não demanda muito esforço e pode ser facilmente realizada em qualquer lugar, basta ter uma imagem e os materiais para colorir.  

Car Line Drawing Coloring Book - Free photo on Pixabay

Conheça os principais benefícios para as crianças ao colorir desenhos

É difícil citar apenas um benefício que a atividade de colorir traz para o cotidiano das crianças, na realidade, esse é um exercício que precisa ser estimulado, especialmente em crianças pequenas já que são inúmeras as vantagens. 

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre cada um dos benefícios em oferecer desenhos para colorir as crianças. 

Auxilia na coordenação motora

Crianças pequenas, por volta dos seus 1 a 2 anos de idade, já começam a se interessar pelas pinturas. 

No entanto, elas não têm uma boa coordenação motora, logo terão dificuldade para segurar um lápis ou até mesmo canetinhas, que necessitam de uma coordenação motora fina e mais delicada.

Dessa forma o uso de giz de cera é o mais indicado para os pequenos. Conforme eles vão crescendo você pode acrescentar outros materiais. 

Isso vai ajudar a desenvolver a coordenação motora para segurar os mais diversos objetos e desenvolver maior precisão na hora de utilizá-los. 

Um ótimo exercício para a mente

 

Muitos sabem que é importante exercitar a mente, afinal, esse é um dos músculos mais importantes do nosso corpo. Dessa maneira, a melhor opção para fazer isso é colorindo, pois, caso não saiba, essa atividade permite que você utilize os dos lados do cérebro, isto é, tanto as áreas relacionadas à criatividade, como também exige da parte lógica da mente.

A criança terá que aumentar a sua atenção na hora de pintar, para que possa respeitar as linhas do desenho, assim como empregar força para as cores fiquem mais evidentes em todo o desenho escolhido.

Meditação

Algumas crianças costumam ser bastante agitadas e possuem pensamentos frenéticos, dificilmente conseguem se concentrar. 

Por essa razão, nesses casos, costuma-se indicar as atividades de colorir, já que a atividade acaba induzindo a criança a uma meditação. 

Normalmente, ao colorir um desenho que ela gosta, ela ficará mais introspectiva e voltada aos seus próprios pensamentos.

Muitas coisas do seu dia a dia poderão ser esquecidas se ela focar em sua pintura. Além disso, pode ser considerada uma ótima maneira de organizar as ideias, enquanto se concentra no ato de pintar. 

A pintura pode até mesmo ajudar na solução de dilemas do cotidiano. 

Desenvolve o autocontrole

Às vezes é um pouco complicado conseguir controlar as emoções, principalmente em momentos de muito estresse ou raiva acumulada. 

Por isso, é interessante encontrar atividades que irão ajudar a criança a desenvolver a habilidade de autocontrole. A melhor ideia é o uso de imagens para colorir.

A atividade de pintura ajuda as crianças a se controlarem melhor, especialmente quando estão tomadas pela emoção, sejam sentimentos bons ou ruins. 

No final, a atividade de colorir que é algo que diverte as crianças de várias idades também se torna uma boa terapia para controlar os sentimentos dos pequenos.

Favorece a socialização

Quando a criança começa a colorir os desenhos em grupo, ela pode promover habilidades sociais, que até então não havia tido a oportunidade de realizar. 

Afinal, a atividade de colorir pode ser vista como algo individual, porém, se feita em grupo no qual as crianças precisam compartilhar os materiais de desenho, pode se tornar uma ótima maneira de ensinar os pequenos a importância de compartilhar.

Além disso, é possível promover conversas entre os grupos e gerar afinidades entre os desenhos escolhidos, como os personagens ou animais que foram selecionados, por exemplo. 

É realmente uma ótima ideia para ajudar as crianças pequenas a socializarem com pessoas diferentes do seu convívio social. 

Coloring Page Horse - Free image on Pixabay

Acalma, diminui o estresse e a ansiedade

Devido ao aumento no uso dos celulares, é possível observar que muitas crianças vêm sofrendo com problemas de ansiedade e até mesmo de estresse precoce. 

Claro que em alguns casos os dilemas da vida podem contribuir para esse quadro, no entanto, vemos que isso não é algo saudável e cada vez mais as crianças têm dificuldade em acalmar.

Então, uma forma de regular esses sentimentos e trazer mais tranquilidade para os pequenos, é sugerir imagens que eles possam pintar de forma livre, sem estresses. 

A atividade irá contribuir de maneira significativa para reduzir os sentimentos de ansiedade.

Melhora a criatividade

Outro benefício que merece destaque nessa lista é com relação a criatividade. Já dissemos antes que as partes do cérebro que se ativam durante a pintura têm a ver com a área lógica e principalmente com a parte criativa. 

É preciso que a criança dê asas à sua imaginação para que ela possa fazer as combinações de cores.

E nem sempre é necessário reproduzir cores de acordo com a realidade, a criança pode seguir as cores que achar interessante e que irão combinar entre os seus desenhos, seguindo apenas o que sua criatividade mandar. 

Sugestões de desenhos para colorir de acordo com a idade

Existem muitas opções de desenhos para colorir pela internet. Porém, a sugestão que facilmente se encontrará entre os sites são os desenhos de personagens animados, como por exemplo os heróis, as princesas, fadas, e outros personagens. 

As histórias de conto de fadas, fábulas e histórias em quadrinho também são boas opções de impressão.

Caso não queira entrar nesse universo de personagens, há também a possibilidade de imprimir paisagens tais como praias, montanhas e parques ou até mesmo animais que irão agradar todas as idades. 

Já as mandalas e figuras geométricas podem ser utilizadas com crianças em idade escolar.

Veja uma galeria de desenhos para imprimir!

Compartilhe