Estresse e o peso | Mamis na Madrugada

Hoje vou falar sobre a relação entre o estresse e o peso. É comum ouvirmos que “estresse engorda”, e sem dúvida, uma vida estressante é um grande gatilho para ganhos de peso rápidos que vejo no consultório.

estresse e o peso

No entanto, a relação que vejo entre estresse e peso é bem mais complicada do que se imagina, entre outras coisas, porque “estresse” é um termo vago e pode refletir situações de vida muito distintas.

Estudos epidemiológicos sugerem que quem tem excesso de peso tende a engordar em situações estressantes, enquanto quem é magro tende a emagrecer.

Vale ressaltar que o ganho de peso é devido a uma maior ingestão alimentar (que em situações estressantes nem sempre são percebidas, por estarmos com a cabeça em outro lugar) e não porque o “cortisol faz você engordar mesmo sem comer”, como já ouvi por aí.

O que dizem os estudos

Mas, ainda assim, há outras complexidades: Por exemplo, estudos em animais sugerem que o tipo de estresse determina sua resposta. Quando “ratos dominantes” são expostos ao estresse, aumentam o gasto energético e tem uma fome compensatória. Por outro lado, “ratos subordinados” tem maior comer emocional, sem aumento do gasto energético.

Embora em humanos a estrutura social seja muito diferente e possamos apenas gerar hipóteses, esses estudos sugerem que o tipo de estresse pode determinar a sua resposta alimentar.

Se o problema que você deve resolver depende unicamente de você, o efeito no seu peso e apetite pode ser muito diferente se o estresse advém do fato de você estar sendo julgado por outras pessoas. Por exemplo: esperando o resultado de um concurso, ou de uma entrevista de emprego.

É fundamental se aprofundar nas causas de seu estresse com o profissional de saúde para buscar saídas. Mas, é importante entender que se ganhou peso isso foi a uma maior ingesta calórica, que nem sempre é totalmente percebida.

 

Dr. Bruno Halpern | CRM-SP 124905 Endocrinologista RQE55372 Doutor em Medicina USP, vice-pres World Obesity Federation pela Am.Sul, diretor comunicação social SBEM

 

Compartilhe