Diarreia infantil | Mamis na Madrugada

A diarreia infantil se define por um aumento do número diário de evacuações ou alteração da consistência das fezes para o lado do amolecimento.

diarreia infantil

Muitas doenças ou situações podem gerar diarreia, como, por exemplo, aumento do consumo de doces e gorduras, intoxicação alimentar, doenças intestinais, verminoses e infecções virais.

Deste grupo, o mais importante é o de vírus gastrointestinal que definem a GECA -> gastroenterocolite aguda. Grupo mais importante, pois de longe é o mais frequente.

São muitos os vírus que podem causar GECA: rotavirus, bocavirus, norovirus e inúmeros outros.

O nome do vírus não é importante, pois sabemos o mais importante: VAI PASSAR.

Ou seja, são doenças autolimitadas que tem o tempo entre 5-21 dias para melhorar. É por isso que o pediatra utiliza o nome virose. Não sabemos ao certo qual é o vírus mas sabemos que é um vírus causando.

O tratamento se baseia na manutenção da hidratação da criança. Não há necessidade de utilização de água de coco, refrigerantes ou bebidas isotônicas. A boa e velha água faz a função muito melhor. Também não restringimos nada na dieta. Sabemos que é melhor comer mal do que não comer. Probiótico e zinco fazem parte do tratamento a depender do quadro.

Em resumo, embora diarreia infantil possa ser causada por muitos motivos, a principal etiologia é viral.

Doença autolimitada que vai se resolver sozinha e não precisa de medicação específica, apenas hidratação. Diferente de outras gerações, tampouco restringimos dieta (na doença aguda).
Água, repouso e comida.

 

Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
11 43062242/ 11 999700505  |  Av. Angélica 688 – 1° andar

Compartilhe