Gravidez psicológica | Mamis na Madrugada

Você conhece ou já ouviu falar sobre gravidez psicológica? O nome científico para esse transtorno chama-se “pseudociese”. Os dados sobre a prevalência sugerem que uma a cada 20 mil gestações sofram desse problema que não tem nada a ver com fingimento ou farsa, por exemplo.

gravidez psicológica

Isso pode ser causado pelo intenso desejo de ser mãe, frustração por não conseguir e se sentir pressionada, por exemplo. Isso acaba gerando uma carga emocional pesada, resultando na pseudociese, nome científico para a gravidez psicológica.

As causas mais frequentes de gravidez psicológica são:

– Desejo intenso de engravidar;
– Dificuldade para engravidar;
– Depressão e baixa autoestima;
– Desejo intenso de ter um companheiro.
– Grande temor de engravidar;
– Período pós-histerectomia;

Muitas vezes, os resultados dos exames não são suficientes para convencer a mulher de que não existe gravidez real. Sendo assim, é fundamental para o restabelecimento da saúde mental da mulher, o acompanhamento com um profissional psicólogo capacitado para entender e eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento. Além disso, deve-se trabalhar as consequências do surgimento desse transtorno.

Você sabia que gravidez psicológica é um distúrbio psicológico real?

Já conheceu alguém que tenha tido? Fale comigo, afinal, posso ajudar!

 

Roberta Ocaña | Psicóloga Materna Infanto Juvenil | Pós Graduada em Psicologia da Infância|  Especialista em Ludoterapia|
Atendimento Presencial e Online | 11-99757-2125

 

Compartilhe