O problema das telas para as crianças | Mamis na Madrugada

O problema das telas para as crianças é que do “outro lado” há uma tela. Fria, sem sentimentos que responde o que quer, da forma que quer. Sem expressão, sem olho a olho, sem envolvimento.

o problema das telas para as crianças

Uma tela que não “ensina” sobre sentimentos, não ensina respeito, nem limites. Já pararam para pensar sobre isso?

Estamos criando crianças que entendem o mundo virtual mas não sabem do mundo real – não sabem de si, não se conhecem. Também não conseguem conectar o que sentem e nem conseguem entender e falar de sentimentos.

Quanto menor a criança, menos contato ela deve ter com as telas. A exploração do ambiente, subir, pular, interagir, esconder-se, criar, sorrir, responder e corresponder, tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Sem contato com o universo real, a criança não irá se constituir adequadamente.

A criança que vive conectada ao tablet, celular ou computador está sujeita a desencadear vários problemas, como por exemplo:

  1. Sedentarismo e falta da prática de exercícios;
  2. Riscos de exposição à sexualidade, nudez e abuso virtual
  3. Transtornos do sono
  4. Problemas de visão
  5. Dificuldade de concentração
  6. Problemas auditivos e perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR)
  7. Ansiedade e depressão

E lembrem-se que as telas não podem ser o único canal de percepção do mundo externo, mas quando utilizadas de forma adequada, podem sim, ser aliadas do desenvolvimento cerebral.

Agora que já sabe o problema das telas para as crianças, cuide para que elas não fiquem muito tempo “plugadas”.

Roberta Ocaña | Psicóloga Materna Infanto Juvenil | Pós Graduada em Psicologia da Infância|  Especialista em Ludoterapia|
Atendimento Presencial e Online | 11-99757-2125

Compartilhe