Queda de cabelo no pós parto – é normal? | Mamis na Madrugada

A queda de cabelo pós-parto é um comum, mas que ainda gera dúvidas. Por isso, resolvemos reunir aqui várias dicas, inclusive de produtos que podem ajudar antes e durante essa fase.

Em uma fase normal de vida, uma pessoa perde uma média de 100 fios de cabelo por dia. Mas,, quando o organismo passa por algum tipo de estresse ou transformação, como no caso de uma gestação ou do parto, a perda diária geralmente passa a ser muito maior.

O que impacta ainda mais é que, durante a gestação, as mulheres acabam ganhando volume e mais fios, graças ao aumento da progesterona (hormônio protetor dos cabelos) e do hormônio do crescimento que está a todo vapor.

Muitas mulheres relatam que no puerpério, os cabelos ficam mais ralos, perdem volume, caem bastante e até causam falhas no cabelo. Então ao começar a queda dos fios no pós parto – geralmente 3 meses depois – graças à queda repentina de progesterona, essa mudança é enorme e bastante perceptivel. A progesterona volta à níveis normais depois de uns 3 meses pós parto.

Quem passou por uma cesárea tem mais probabilidade de passar por isso, pois além dessa mudança hormonal, ainda estão reagindo ao trauma da cirurgia e efeitos dos medicamentos e anestésicos.

Geralmente, o Eflúvio Telógeno (nome cientifico dessa queda de cabelos no pós-parto) tem uma duração estimada entre 3 e 6 meses. Se a sua queda está durando mais do que isso, é ideal você consultar o seu dermatologista.

queda de cabelo no pós parto

Queda dos fios ou diminuição de volume

Tem que não perceba de fato um aumento nos fios que se soltam do couro cabeludo, mas ainda assim, sentem uma mudança nos fios. Eles podem ficar mais ralos, graças a diminuição da densidade de cada fio, diminuindo o volume capilar.

 

Tratamentos para queda de cabelo no pós parto

Claro que o ideal é você consultar o seu dermatologista e alinhar com ele as melhores formas de combater essa queda, ou até mesmo tentar preveni-la. Abaixo, conto alguns produtos que podem ajudar. Nesse tópico, deixo dicas básicas, mas que fazem muita diferença:

– Mantenha- se hidratado;

– Siga uma dieta equilibrada, para repor os nutrientes que o cabelo precisa;

– Cuide dos seus fios durante a gestação;

– Penteie os cabelos com delicadeza;

– Use shampoos e outros produtos  capilares de alta qualidade;

– Não faça químicas durante esta fase – ai entra coloração, alisamentos diversos, luzes, etc.;

– Evite usar produtos com fonte de calor direta no cabelo, como chapinha e secadores. Se o fizer, abuse do protetor térmico.

 

 

Alguns produtos que podem te ajudar

Aqui, dou algumas dicas de produtos que podem te ajudar, tanto de fora para dentro (nos fios e couro cabeludo) quando de dentro para fora (como vitaminas que tem o poder de ajudar os cabelos se manterem fortes e saudáveis.

queda de cabelo no pós parto

Feminion 3 – Fase amamentação

Femibion pode ser uma marca nova no mercado brasileiro, mas já é a marca de multivitamínicos #1 na Europa. Ela chega ao Brasil trazendo seus produtos com fórmulas avançadas e agora adaptadas para as necessiadades da mulher brasileira.

O mais legal da marca é que ela oferece produtos diferentes para cada etapa dessa fase incrível – desde o planejamento e início da gestação, a gestação e a amamentação. É a unica marca do mercado presente em cada fase da maternidade com produtos específicos, inclusive lactação.

E qual o diferencial do Femibion 3 dos outros multivitamínicos? Ele é o único multivitamínico desenvolvido para a fase de amamentação, e possui na sua formula ingredientes específicos para esse período, como a Biotina, que contribui para a manutenção do cabelo. Estou tomando o Femibion 2 durante a gestação, e assim que o baby nascer, passo para o Femibion 3 (compre aqui com desconto).

 

Booster Fortificante GE Beauty

Eu resolvi começar a testar esse fortificante por dois motivos: depois que tive COVID, meu cabelo começou a cair bastante, então foi uma tentativa de resolver o problema. E também porque já estou me preparando para uma segunda queda, que eu sei que virá, durante o puerpério, depois do nascimento do baby 2.

Ele é assim: você pinga 3 gotinhas no seu shampoo e lava normalmente os cabelos. Super rápido e prático, não adiciona um passo extra na sua rotina de beleza.

 

Tônico Capilar Nutri Scalp do LCS

Na gestação do Michel eu testei (e gostei) do tônico capilar da LCS. Sua fórmula tem ativos tecnológicos que aumentam a produção de colágeno e elastina, fazendo com que os fios fiquem mais espessos e volumosos . Rico em vitamina B3, tem função antienvelhecimento, antiseborreico, e aumenta a produção de colágeno e elastina, fundamentais para a vitalidade do couro cabeludo. Além disso, aumenta a produção de queratinócito e a biossíntese de importantes proteínas do couro cabeludo.

Apesar de ver os fios mais encorpados mesmoe sentido um crescimento mais rapido naqueles fiozinhos das “entradas”, não rolou segurar os fios quando a queda de cabelo no pós parto de fato começou.

 

Mascara da Lee Stafford

Depois da queda de cabelo, e a estabilização hormonal, você pode começar a usar um produto que eu amo, que é uma máscara da Lee Stafford que ajuda no crescimento dos fios (de verdade!!). Tem um post completo sobre ele aqui no site do Mamis.

 

Vale a pena ler também um post que fiz aqui no site, sobre os erros mais comuns erros ao lavar os cabelos, que podem contribuir para o aumento da queda dos fios.

Espero que tenham gostado desse post sobre a queda de cabelo no pos parto. Se tiverem outras dicas, podem deixar nos comentários.

Compartilhe