Halitose | Mamis na Madrugada

A halitose, “mau hálito”, é um problema muito comum. Na maioria das vezes, quem tem halitose acostuma-se com o cheiro e não o percebe, porém as outras pessoas sentem com toda certeza.

Um grande número da população sofre ou sofrerá de halitose em alguma fase da vida. Muitos fatores são os responsáveis por este mau hálito, como higiene bucal inadequada, gengivite – gengiva inflamada, xerostomia (boca seca) e doenças sistêmicas (como câncer, diabetes) são muitas das causas dessa condição.

halitose

Você pode fazer o auto exame, uma das formas de saber se você tem mau hálito, é cobrindo a boca e o nariz com a mão, exalando e, então, sentindo o cheiro do seu hálito. Caso você sinta o mau hálito em pessoas muitos próximas a você, e se você se sentir confortável, avise esta pessoa sobre o hálito, pois você estará ajudando.

Muitas vezes sentimos o mau hálito, ao acordar, mas isso é o resultado de uma redução na produção de saliva durante a noite. Essa redução permite que os ácidos e outras substancias se degradem no interior da cavidade bucal e assim produzem um odor ruim. Este tipo de halitose é muito fácil de amenizar, basta ter o hábito de escovar bem os dentes e língua e o uso do fio dental ao dormir e ao acordar, isto ajudará muito.

Para prevenir este mau hálito que não seja de origem sistêmica, você pode seguir as seguintes recomendações:
  1. Escovar os dentes 3x ao dia, passando o fio dental toda vez antes da escovação e após as refeições.
  2. Mascar goma de mascar sem açúcar (de preferencia adoçada com xylitol), isto estimulará a produção de saliva.
  3. Evitar o tabaco.
  4. Caso use dentaduras ou pontes móveis, remover estas próteses antes de dormir e escová-las antes de dormir e antes de coloca-las de manhã.
  5. Evitar alguns alimentos específicos como alho e cebola.
  6. Evitar produtos alcoólicos.
  7. Realizar as limpezas profissionais no dentista a cada 6 meses, pois dependendo dos hábitos alimentares e do ph de sua saliva, você acumulará muito tártaro neste período, e muitas vezes este tártaro não está visível, estará dentro da gengiva. Quando fica visível, a quantidade já está causando inflamações gengivais que podem ser bastante prejudiciais para sua saúde.

 

Prof Dr. Caio Gorgulho Zanet | Clínica Odontológica CZ Smile Designer | CROSP 66680

Rua Manuel da Nobrega 456 cjs 124/125

 

Compartilhe