Bruxismo | Mamis na Madrugada

O bruxismo, conhecido por muitos, é o hábito de ranger ou apertar os dentes, que pode ser causado por stress, ansiedade e desalinhamento dos dentes e até por problemas respiratórios e alérgicos. Essa condição pode acontecer tanto durante o dia quanto de noite, promovendo desgaste, fratura e até mesmo trincas nos dentes, o que pode causar sensibilidade e até a perda deles.

bruxismo

Além dessa consequência, algumas pessoas podem apresentar dor de cabeça e dor na mandíbula ao acordar, causados pela pressão dos músculos da face ao apertar os dentes.

Para combater esse problema, muitos dentistas prescrevem placas de mordidas como uma forma de impedir o desgaste dental. Importante salientar, que as placas de bruxismo não tratam este problema, apenas impedem as consequências de danos dentais e musculares causados por este mal.

O gatilho para este problema deve ser identificado e assim o paciente encaminhado para profissionais como psicólogos, psiquiatras, otorrinos, entre outros.

Outro método, complementar ao uso da placa, são técnicas de relaxamento, uma vez que o stress é um dos maiores causadores dessa condição. Técnicas como: tomar banho quente e relaxante, beber chá calmantes e aquietar o cérebro antes de dormir, podem ajudar a relaxar e não apertar os dentes ao longo da noite.

Vale ressaltar que crianças também podem apresentar ansiedade e stress, além de ser muito comum problemas alérgicos, o que pode causar hábito de ranger os dentes. Esse hábito pode prejudicar os dentes de leite que, se não forem cuidados, podem prejudicar a dentição permanente. Em casos de crianças maiores, pode-se recomendar o uso de placa noturna.

 

Prof Dr. Caio Gorgulho Zanet | Clínica Odontológica CZ Smile Designer | CROSP 66680

Rua Manuel da Nobrega 456 cjs 124/125

Compartilhe