Criança com altas habilidades | Mamis na Madrugada

Quando temos o diagnóstico de crianças com altas habilidades, o senso comum é imaginar uma maternidade dos sonhos, com uma criança super inteligente, tudo muito fácil. Mas não é bem assim. A realidade é que encontramos diversos percalços e quem está de fora nem imagina.

criança com altas habilidades

A seguir, alguns exemplos de dificuldades que eu passei:
  1. Dificuldade enorme no contexto educacional
    Encontrar uma escola que consiga acolher e entender essa demanda é um verdadeiro desafio. Pouquissímas instituições estão preparadas para receber crianças com AH/SD que exigem atenção e preparo muito além do pedagógico para manter a motivação e estimulação com enriquecimento curricular. Pode parecer “bobagem”, mas a ausência desses estímulo, desencadeiam crises de ansiedade e depressão, por exemplo.
  2. Estar em constante aprendizado para conseguir ajudá-los
    A AH/SD vem com grande interesse e facilidade em determinada área, ou em várias. Por isso, nós mães precisamos estudar para poder propor atividades e brincadeiras que atraiam a atenção, a energia e potencializem sua capacidade, além da necessidade de compreender as suas demandas socioemocionais que são na maioria das vezes, diferentes dos demais crianças.
  3. Se sentir perdida e sozinha
    Mesmo sendo uma profissional que atende as neurodivergências, a solidão materna em qualquer uma delas é real e dolorosa. Existem poucos profissionais capacitados no acompanhamento das AH/SD e considero isso uma das maiores aflições, pois muitas vezes sentimos que lutamos “contra a maré” , com diagnósticos errados, sem apoio da escola e do círculo social e ausente de acompanhamento assertivo e benéfico.
  4. Ser questionada o tempo todo
    Seja pelo meio social “mas ele tem altas habilidades e tem dificuldade na escola?” por exemplo, ou pelo próprio filho que é altamente sedento por saber e com um senso de justiça enorme. Nós sentimos confrontadas o tempo todo, por todo mundo.

Compartilha esse post também para espalhar essa informação sobre as dificuldades de ser mãe de criança com altas habilidades!

 

Roberta Ocaña | Psicóloga Materna Infanto Juvenil | Pós Graduada em Psicologia da Infância|  Especialista em Ludoterapia|
Atendimento Presencial e Online | 11-99757-2125

Compartilhe