7 dicas para prevenir cálculo renal | Mamis na Madrugada

Existem vários cuidados possíveis para garantir que você não sofra as famosas dores das “pedras nos rins”.

Seguem as 7 dicas para prevenir cálculo renal:
  1. Não subestime seu suor. Dias quentes podem fazer com que nossa urina fique mais concentrada e dessa forma que os minerais precipitem mais fácil na urina. Por isso uma dica é ficar de olho na cor da urina.
  2. Siga a dieta e a prescrição médica dada pelo seu nefrologista: estatísticas mostram que cerca de 15% das pessoas não tomam o medicamento proposto e, pior, 40% não seguem a mudança na alimentação. O problema é que quem já teve cálculo renal uma vez tem 35-50% de chance de formar outra pedrinha! Então se esse for seu caso, fique atento para não passar apuros! Siga as recomendações que elas certamente vão te ajudar!
  3. Você já ouviu falar em reduzir ingesta de oxalato pra reduzir as pedrinhas do rim? Na realidade o oxalato esta presente em diversas frutas, verduras, castanhas, grãos e até no chocolate!! Gente imagina mandar reduzir tudo isso na alimentação? Ainda bem que o importante é seguir minha dica: não reduza oxalato a não ser que recomendado especificamente para o seu caso, mas sempre tente ingerir o cálcio junto na refeição! Sim! Dessa forma há grande chance dos dois se juntarem no estômago e intestino e a absorção do oxalato será reduzida! Dessa forma menor a chance das pedrinhas se formarem!
  4. O cálcio não é inimigo! Eu já disse isso aqui no Insta mas gosto de sempre lembrar que NÃO orientamos reduzir cálcio da alimentação para reduzir as pedrinhas nos rins. Ao contrário, desde que não em excesso, o cálcio é fundamental principalmente para a saúde dos ossos.
  5. Nem todas as pedras do rim são formadas da mesma forma. Por isso, o ideal é fazer uma avaliação individualizada para cada caso. Através de exames de sangue, urina e, se disponível, do próprio cálculo, teremos um tratamento específico para cada caso aumentando as chances de sucesso!
  6. Beba água! Parece óbvio, mas é extremamente importante ingerir a quantidade suficiente de água para garantir que a urina fique sempre clarinha.
  7. Ingira limão e outras frutas cítricas. Elas são ricas em ácido cítrico e são eliminadas na urina na forma de citrato. Qual a importância disso? Os cálculos renais podem se formar por um ambiente ácido na urina, associado a baixa ingesta de água. O citrato, vindo nesse casos das frutas, pode reverter essa acidez e assim, nesses casos, ajudar a prevenir a formação de novos cálculos.

 

7 dicas para prevenir cálculo renal

 

Conhece alguém que sofre com pedras nos rins? Então compartilhe essas 7 dicas para prevenir cálculo renal!

 

 

Compartilhe