Mamis! Na maioria dos cremes de tratamento, vemos na instrução de uso algo do tipo: ” deixar agir por 20 minutos, ou 10 minutos com touca térmica”. Porque essa diferença? Eu explico tudo para vocês neste post, assim como a diferença entre as toucas! Esta diferença de tempo se dá porque touca térmica tem como proposta potencializar os efeitos dos cremes na hora da hidratação. Como as Mamis não tem muito tempo, qualquer coisa que ajude a acelerar a hidratação dos fios é uma boa, né?
Como? O calor abre as escamas do cabelo, e acelera as reações químicas, fazendo com que os ativos do creme atuem profundamente nos fios.
Existem diversos tipos de touca térmica no mercado. Acredito que muitas de vocês já leram que touca térmica é ruim para os cabelos. Mas, vamos deixar uma coisa clara: quando vocês leram isso, certeza a touca em questão era aquela de colocar na tomada; este tipo de touca pode causar choque elétrico, e o calor seco evapora a água nos fios até retirar toda umidade, causando queimadura nos fios. Ou seja, não é aconselhável. Mas, existem outras opções para “esquentar” o cabelo de forma não agressiva: opte por uma touca de alumínio, ou metálicas com bolinhas de isopor, que também são térmicas!
Eu gosto e uso bastante a de alumínio com bolinhas de isopor que comprei em na Ikezaki por menos de 5 reais, há mais ou menos um ano, e ela segue intacta (dura bastante, se bem conservada!) A proposta é que o isopor, em parceria com o metal, esquente os fios, já que touca metálica usa o calor do couro cabeludo e o isopor retém esse calor por mais tempo. Uma dica: para que esquente mais, coloque primeiro uma touca plástica comum (pois ela aproveita o calor do próprio couro cabeludo e esquenta direitinho), e em cima, a touca metálica de isopor.
Resumão: O uso do calor é importante pois abre as escamas do cabelo, e acelera as reações químicas, fazendo com que os ativos do creme atuem profundamente nos fios. A diferença principal ente elas é que a touca de alumínio/metal e de isopor utilizam o calor úmido, ou seja, proveniente da evaporação da água (como os vaporizadores de salão), enquanto as toucas térmicas de tomada usam o calor seco, que evapora a água nos fios até retirar toda umidade, causando queimadura nos fios.